Entretenimento

Oficinas de robótica e iniciação científica passam a integrar programação do Participaê

Por Agência Alagoas 19/03/2018 14h02
Oficinas de robótica e iniciação científica passam a integrar programação do Participaê

Conhecido pelas variedade de oficinas oferecidas, que vão de atividades físicas, esportivas, lúdicas até o ensino profissionalizantes, o Participaê terá um novo serviço para as próximas edições. Idealizadora do projeto, a Secretaria De Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), fechou uma parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para oferecer oficinas de robótica e iniciação científica.
A oficina de robótica apresentrará aos participantes, a possibilidade de conhecer o mundo da tecnologia, utilizando materias de baixo custo e de estimular diversas técnicas de mecânica, como garante o superintendente da Secti, Lairson Geisel.

“Quando a Selaj procurou a Secti para solicitar uma parceria para o projeto Participaê, ficamos muito felizes. Vimos uma ótima oportunidade de levar aos jovens um estímulo ao conhecimento e então nossa equipe começou a elaborar este projeto de iniciação à robótica que, por meio de materiais de baixíssimo custo, estimula o raciocínio lógico, artes manuais, competitividade, noções de mecânica, física, desenvolvimento sustentável, despertando o interesse por um tema que abre os caminhos para as profissões do futuro”, afirmou o membro da secretaria, que ainda reforçou.

“Num mundo conectado em que a indústria 4.0 e a internet das coisas (IoT) estão se tornando a base dos projetos de pesquisa, é preciso incentivar nossos jovens, sobretudo os mais carentes a terem uma visão diferenciada da tecnologia. O Secretário Regis e nossa equipe tem esse pensamento, de que Alagoas superará seus desafios através do ensino técnico qualificado e do conhecimento”, concluiu.

A superintendente de juventude da Selaj, Maria Lucyelma, reforçou a parceria com a Secti através das novas oficinas que serão oferecidas. “O Participaê tem diversificado as suas atividades, buscando atender a demanda de cada município. É importante oferecer novos serviços e essas oficinas de robótica e iniciação científica, mostram uma grande oportunidade de conhecimento para as crianças e jovens que participarão das próximas edições do projeto”, afirmou.

O projeto Participaê é idealizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude. A próxima edição acontecerá no dia 23 de março, na cidade de Maribondo.