Entretenimento

Onde Nascem os Fortes promete mostrar sertão nordestino sob perspectiva moderna

Diretores e atores falaram sobre a nova produção que estreia dia 23 de abril

Por Omelete 10/04/2018 15h03
Onde Nascem os Fortes promete mostrar sertão nordestino sob perspectiva moderna

O diretor artístico José Luiz Villamarin começou o painel sobre a nova supersérie da Globo dizendo que “aquela era uma história que necessitava de uma imersão de paixão”. Logo depois, um clipe de 8 minutos mostrou um pouco para a plateia presente no penúltimo dia do Rio2C como será essa trama, que falará sobre o sertão nordestino sob uma perspectiva moderna, ainda que respeitando as características regionais importantes para a dramatização.

Onde Nascem os Fortes (título que remete imediatamente a Onde os Fracos Não têm Vez), contará a história de dois irmãos, Maria e Nonato, que decidem fazer uma trilha de bicicleta no lugar onde a mãe deles viveu anos atrás e para onde nunca mais voltou. Nesse caminho, Maria se apaixona por um morador e Nonato desaparece misteriosamente depois de um desentendimento com um empresário local, vivido por Alexandre Nero, e que vem a ser o pai do rapaz por quem Maria se apaixonara.

A promo de 8 minutos exibida no painel revelou um filtro de imagem branco, estourado, que deixa a poeira do sertão ainda mais estética. George Moura, criador da série, falou sobre o desenvolvimento textual da história: “A escrita é seca, com pouco texto, para dialogar diretamente com a aridez da geografia”. Presente no painel, Deborah Bloch falou também sobre sua personagem, que aparece na promo correndo e rezando na madrugada do sertão:“Rosinete é cheia de complexidades. Ela é essa mulher clássica, dona de casa, mas que ao mesmo tempo sai para correr no sertão em busca de algo que vocês logo saberão o que é”. Villamarim foi categórico sobre a personagem: “Nunca visitamos uma personagem como ela na teledramaturgia brasileira”.

A supersérie (que a cada 10 cenas, terá 7 filmadas em externas) também terá um personagem trans, vivido por Jesuíta Barbosa, que também estava no painel e falou a respeito: “Ramirinho é filho de um juiz e secretamente se apresenta como Shakira do Sertão numa boate. Shakira é a desconstrução do patriarcado”. O ator revelou que já havia se montado antes no teatro e falou sobre a importância da personagem justamente pelo meio em que ela está inserida: “Tem uma representatividade muito grande em vê-la no sertão, onde os códigos sobre o que é ser homem estão tão estabelecidos”.

Onde Nascem os Fortes estreia dia 23 de Abril, na faixa das 23 horas da Globo.  Os capítulos devem ser exibidos segundas, terças, quintas e sextas.