Entretenimento

Chef Lucas Corazza participa da VI Semana do Conhecimento

Por Prefeitura de Maceió 12/04/2018 16h04
Chef Lucas Corazza participa da VI Semana do Conhecimento
Promover o desenvolvimento de bares e restaurantes de Maceió. Este é o principal objetivo da VI Semana do Conhecimento, que acontece até esta sexta-feira (13), no Hotel Best Western Premier, na Pajuçara, com grandes nomes da gastronomia brasileira. No total, o evento – realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABIH) em Alagoas, com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) – já contabilizou, até o momento, pouco mais de mil inscritos, um recorde entre as seis edições anteriores.
 
Com uma programação diversa, o evento oferece a empresários, profissionais e demais interessados cursos, oficinas e palestras para reciclagem e o aperfeiçoamento de técnicas aplicadas ao setor, além de abranger temas relacionados – marketing digital, indicadores financeiros, qualidade de gestão, direito do consumidor e empreendedorismo.
 
De acordo com o presidente da Abrasel em Alagoas, Thiago Falcão, a Semana do Conhecimento proporciona oportunidades de vivências externas para os gestores do segmento em Maceió, que podem trocar experiências profissionais com grandes nomes da gastronomia nacional.
 
“O evento traz para Maceió diversos temas inerentes à gestão de bares e restaurantes, desde a gastronomia, com a participação de profissionais de renome nacional, até o marketing e empreendedorismo. O resultado disso é a excelência dos serviços ofertados pelos estabelecimentos, mais motivação e conhecimento”, avaliou Falcão.
 
Segundo Luciana Sagi, o encontro é uma oportunidade de capacitar o setor e conhecer o que os outros destinos estão fazendo em termos de experiências gastronômicas. “Os resultados de um evento como este têm impacto direto na gastronomia local, muito bem avaliada pelos turistas, e na qualidade dos serviços ofertados pelos bares e restaurantes de Maceió”, afirmou a secretária-adjunta Municipal de Turismo, Luciana Sagi.
 
Confeitaria com Lucas Corazza
 
Uma das participações mais esperadas do evento, o chef confeiteiro Lucas Corazza, jurado do programa de tevê ‘Que Seja Doce’, exibido pelo canal GNT, ministrou uma aula show no restaurante do Hotel Best Western Premier nessa quarta (11). Com a presença da imprensa especializada e cerca de 30 participantes, o especialista em esculturas de chocolate escolheu o ganache para apresentar conceitos e técnicas aplicados aos ingredientes e às receitas.
 
Feita com caramelo artesanal no lugar do chocolate, a receita do ganache foi o fio condutor para que o confeiteiro abordasse temas como a extensão da validade do produto a ser comercializado, por meio do preparo adequado, qualidade das sobremesas, reapresentação de receitas tradicionais com elementos novos, identificação da demanda no mercado local e o respeito ao cliente, que paga pelo produto.
 
Especialista em esculturas de chocolae, chef Lucas Corazza participa de Semana do Conhecimento da Abrasel (Foto: Bárbara Pacheco)
Especialista em esculturas de chocolate, chef Lucas Corazza participa de Semana do Conhecimento da Abrasel. Foto: Bárbara Pacheco
 
“O grande serviço do confeiteiro é apresentar o melhor de cada ingrediente, respeitar as propriedades de cada um. Isso mantém o padrão e, assim, mantém também o cliente. É preciso estar atento ao que o público procura, inovar e oferecer um produto de qualidade”, alertou Corazza aos profissionais locais.
 
Entre os participantes estavam profissionais do Kascão, Sanduba do Careca, Ser-Afim, Sa Menina, Mariah, Hotel Salinas e de outros estabelecimentos. Além de Lucas Corazza, outros nomes relevantes como a barista Lidiane Santos, Rubens Saser (restaurante paulista D.O.M), Paula Souza (Cozinha Rica, na Paraíba), Rivandro França (Cozinhando Escondidinho, de Pernambuco) e os alagoanos Serginho Jucá e Felipe Lacet (Sur Restaurante), Vítor Generoso (Divina Gula), Breno Gama (Maria Antonieta), Jonatas Moreira (Vera Arruda) e Deco Sadigursky (The Black Beef) fazem parte da programação.