Pop & Arte

Alagoas Feita à Mão promove exposição artesanal indígena no Parque Shopping Maceió


Fonte: Agência Alagoas

13/04/2018 14h43

Os adornos feitos por membros de três aldeias da Xucuru Kariri podem ser conferidos a partir deste domingo (15), às 12h, em uma exposição no piso térreo do Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. O evento promovido em alusão ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de Abril, integra as ações promovidas por meio do projeto Alagoas Feita à Mão, que é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur),
 
“É importante mostrar que não somos invisíveis, mas sim nativos do Brasil. Quando Pedro Álvares chegou, já estávamos por aqui. É importante dizer isso”. É com essas palavras que Celestiano Silva, o Uácanã, da Tribo Xucuru Kariri da Aldeia Mãe Serra de Capela, localizada no município de Palmeira dos Índios, define a luta diária dos índios em Alagoas.  
 
 Celestiano e seus oito filhos encontraram no artesanato uma forma de passar de geração para geração a tradição e cultura da tribo, que atualmente conta com 1559 indígenas aldeados. O artesão, por exemplo, aprendeu o ofício com o pai e produz peças como colares, cocares, luminárias, brincos, anéis, pulseiras, machadinhas, entre outras. 
 
Mostra com adornos indígenas poderá ser visitada de 15 a 22 de abril (Kaio Fragoso)
 
Para a artesã e articuladora da tribo Xucuru Cariri, Graciliana Palmeira, o evento será um intercâmbio cultural entre os índios alagoanos, além da oportunidade de expor, divulgar e comercializar a produção indígena entre os alagoanos e também com os turistas. 
 
“É uma forma de conhecer os produtos, as artes, expressões corporais”, pontua Graciliana, afirmando ainda que “a abertura e o encerramento serão marcados ainda por apresentações do Toré”.
 
A exposição poderá ser visitada até o dia 22 de abril, das 10h às 22h, de segunda a sábado e no domingo, das 12h às 22h. As peças artesanais indígenas serão expostas no mobiliário utilizado nas feiras e exposições promovidas por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). 
 
O evento busca promover a comercialização da produção artesanal genuinamente alagoana.  Além do Parque Shopping, o evento conta ainda com parcerias como a Prefeitura de Palmeira dos Índios.


Compartilhe