Entretenimento

5 canais no YouTube para quem gosta de tecnologia retrô

Por Super Interessante 20/04/2018 11h11
5 canais no YouTube para quem gosta de tecnologia retrô

Confira os PCs dos anos 1990, toca discos portáteis e Tetris – tudo que você precisa para esquecer que é uma criatura do terceiro milênio: 

1. O Gaming Historian é para quem gosta (muito) de jogos e consoles antigos. Por gostar muito, entenda: alguém disposto a assistir um documentário caseiro de uma hora sobre o berço soviético do Tetris, financiado todinho com colaborações de fãs via Patreon. É o mais próximo que um cara sozinho consegue chegar de uma produção da BBC, então divirta-se.

2. O Nostalgia Nerd, por sua vez, vai aquecer o coração de qualquer um que frequentou um escritório com monitores de tubo e divisórias brancas na década de 1990. Veja, por exemplo, este vídeo, que conta uma breve história dos computadores all in one (esses em que a CPU e a tela são a mesma peça) – e depois dá um rolê em um antigo PC Amstrad. Se o assunto for Bill Gates demais para você,  também dá para pegar leve e se limitar a comprar o maravilhoso relógio de teclado numérico do vídeo aí embaixo.

3. O Modern Classic tem dois destaques: o primeiro são os tutoriais sobre como escolher (e depois manter limpas) as quinquilharias que você compra no Ebay ou no Mercado Livre. Em um dos vídeos mais legais, o apresentador dá um trato em um teclado IBM nojento, tecla por tecla, até brilhar. O segundo são os vídeos sobre vitrolas e os demais acessórios essenciais para quem curte ouvir música do jeito old school, como amplificadores, toca-fitas e caixas de som. Se você quer libertar o hipster que mora dentro de você, é uma boa pescar umas dicas aqui embaixo antes de ir às compras.

4. Quem quer treinar o sotaque britânico (e ficar com muito vontade de gastar dinheiro) vai perder horas no Techmoan. O canal é inteiro dedicado a testar gadgets vintage que você nem imaginou que existiam – como o relógio calculadora lançado em 1977 pela HP que você vê no vídeo a seguir. Ou um toca discos portátil em forma de Kombi. Ou TVs de mão. Tudo novinho, na caixa.

5. Para quem ficou até o quinto item, um pouco de diversão com cordas: no Normans Rare Guitars, um apresentador sortudo entra uma vez por semana no estoque de uma das melhores lojas de instrumentos musicais usados dos EUA. E aí testa algum objeto muito estranho, antigo, caro ou raro. Sim, só porque ele pode. No vídeo abaixo, ele faz um test drive em um sitar elétrico – o instrumento oriental que conquistou o coração de George Harrison, dos Beatles, em sua fase esotérica (entre outros roqueiros da mesma geração). Mas você também pode curtir esta guitarra BC Rich de dez cordas. É, dez.