Entretenimento

Sesc traz Mostra de Brinquedos do Brasil para Alagoas

Por Redação Jornal de Alagoas com Sesc AL e Juliana dos Santos 05/07/2018 09h09
Sesc traz Mostra de Brinquedos do Brasil para Alagoas
Divulgação

Com o intuito de ampliar ainda mais as possibilidades de aprender com ludicidade, entendendo o importante papel do brincar relacionando a interação do indivíduo com o meio, o Sesc traz para crianças, jovens e adultos de Alagoas a Mostra Brinquedos do Brasil. A exposição inicou nesta quarta-feira (4) e segue até o próximo dia 03 de agosto, na Galeria de Artes da Unidade Sesc Centro, em Maceió. O evento é aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados das 13h às 18h30. 

O visitante terá a chance de conhecer um verdadeiro tesouro nacional composto das mais variadas engenhocas, feitas por artesãos de norte a sul do país: brinquedos de miriti, mamulengos, brinquedos de lata, panelinhas de barro, bolas de borracha da região amazônica, bichinhos de balata (resina vegetal), bonecas de pano, petecas de palha ou de buriti.

Programação

No período da exposição, o público terá a oportunidade de assistir a palestra “Dar brinquedos às crianças ou incentivá-las a criá-los?”, com a pesquisadora Adriana Klisys, nesta quinta-feira (5). O tema irá explorar o ato de brincar como um convite para atuar no mundo, sentir-se participante, compreender melhor sua organização, e ainda inventar novas formas de interação. Na oportunidade será lançado o livro “Brinquedos do Brasil”.

A iniciativa faz parte de uma ação conjunta do Sesc com a Caleidoscópio Brincadeira e Arte de Formação e Escrita, coordenada por Adriana Klisys. Os Departamentos Regionais do Sesc ajudaram na pesquisa dos artesãos. O material, tanto os objetos expostos, como o retratado no livro, trazem as indicações de brinquedos de todas as regiões do Brasil, contatos dos artesãos que os conceberam, bem como curiosidades e as formas de uso.

Sobre a Palestrante

A brincante Adriana Klisys, uma das mais importantes autoras brasileiras sobre o brincar na infância. Formadora convidada do projeto “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, tem trabalhado diversas temáticas com os educadores participantes, com destaque para os “Jogos, Brinquedos e Brincadeiras” e a “Participação dos adultos nas brincadeiras”. Formada em psicologia pela PUC-SP, atribui sua formação lúdica à vivência de brincar com crianças e adultos, através do seu trabalho e nos estudos que desenvolveu em parceria com outros estudiosos. Klisys atua em diversos segmentos, como a criação de jogos e programação de lazer, palestras, cursos e oficinas na área lúdica, escrita e concepção de materiais educativos, vivências lúdicas para adultos, assessoria para diferentes mídias que envolvam caráter lúdico e cultural, curadoria para exposição de brinquedos e montagem de acervo lúdico em brinquedotecas, jogotecas e espaços do brincar. Adriana também é autora dos livros: Quer Jogar?, Ciência, Arte e Jogo, Brincar e Ler para Viver, Brinca Ciência volumes 1 e 2 e Bem-vindo, mundo! Sua brincadeira favorita é inventar.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do número (082) 3221-1042.