Entretenimento

Casa da Cultura comemora 20 anos com programação especial

Por Da redação com Assessoria 18/08/2018 09h09
Casa da Cultura comemora 20 anos com programação especial
Reprodução / Internet

A Casa da Cultura de Arapiraca é a residência das possibilidades. É uma construção em si mesma erguida em palavras, gestos, fazeres e sentimentos.

E esta fundação se firmou com uma pedra instalada no seio da cidade de Arapiraca, na hoje chamada Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, no dia 20 de agosto de 1998.

De lá para cá, são 20 anos de vanguardas. Prova disso é que, em todo o país, uma onda conservadora se firma e, no local, onde a liberdade do saber paira, essa mesma onda se quebra numa correnteza de bem-querença e partilha com o outro.

Pensando nisso, a Prefeitura de Arapiraca está realizando uma semana bem especial com uma programação repleta de atividades gratuitas para o público interessado em teatro, música, projetos culturais, artesanato, exposição, dança, pintura e canto (veja abaixo o cronograma).

A abertura acontecerá a partir das 9h desta segunda-feira (20) na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro, com o lançamento da programação oficial ao som do forró do projeto Cultura na Praça e intervenção do grupo Arte & Transformação.

No período da tarde, haverá às 14h a palestra “Mudanças da Cultura Artística a Partir das Transformações Técnico-Científicas”, com o professor de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Arapiraca, Judivan Lopes. À noite, às 19h, a exposição “Corpo Arte Contato – 2º Ato: Arte, Tecnologia e Interatividade”, também dele.

Convite à vivência

A Casa da Cultura é de todo mundo. É lugar arejado, com as paredes cheias de energias de buscas interiores para que, então, se possa fazer acontecer.

É janela aberta para as mais variadas percepções. É “ex-pressão”. Não há nada nesse local que prenda, que pressione, que “lumpenize” o ser. Ao contrário: estes tijolos acolhem e os muros ganham uma nova tônica de abrimento para um novo mundo. Todos os dias. Por mais 20 anos. E mais outros.

Confira a programação completa:

20/08 (Segunda-feira)

9h – Abertura solene com parabéns e bolo ao som do mestre Afrísio Acácio, no projeto Cultura na Praça. Intervenção do grupo Arte & Transformação;

14h – Palestra “Mudanças da Cultura Artística a Partir das Transformações Técnico-Científicas”, com o professor de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Judivan Lopes; e

19h – Abertura da exposição “Corpo Arte Contato – 2º Ato: Arte, Tecnologia e Interatividade”, de Judivan Lopes.

 

21/08 (Terça-feira)

9h – Minicurso “Cultura, Patrimônio e Museus”, com o museólogo Antônio Andrade e o historiador Rodrigo Abrahão; e

19h – Oficina “Elaboração de Projetos Culturais”, com Igor Machado.

 

22/08 (Quarta-feira)

9h – Oficina de Teatro com o ator e diretor Paulo Cândido, contando com intervenção teatral da Companhia de Teatro Fulô de Mandacaru;

14h – Oficina de Teatro com Paulo Cândido; e

19h – Oficina “Produção Artística e Direito Autoral”, com Janu Leite.

 

23/08 (Quinta-feira)

9h – Oficina “Dança Afro”, com Leide Serafim, contando com intervenção do Palhaço Pitomba;

14h – Oficinas “Dança Afro”, com participação de Altamir Gomes; e

18h – Oficina de Canto, com o maestro Marcos Sena.

 

24/08 (Sexta-feira)

9h – Oficina “String Art”, com Camila Costa e Ruan Teixeira, com intervenção dos palhaços Petequinha e Florzinha;

14h – Oficina de pintura “Arte Dandhara”, com Mírian Teixeira; e

18h – Coral Sons e Dons e recital de poesias com Milene Lima e Anderson Barros.