Entretenimento

Musical O Beijo no Asfalto terá sessão única em Maceió

Por Redação com Agência 20/08/2018 11h11
Musical O Beijo no Asfalto terá sessão única em Maceió
Reprodução / Internet


Em sua primeira versão musical desde que foi escrita em 1960, obra clássica de Nelson Rodrigues realiza sua primeira turnê visitando 3 capitais do nordeste com patrocínio da Petrobras Distribuidora. Em Maceió a apresentação acontecerá no dia 30 de agosto, às 20h, no Teatro Gustavo Leite.

Dono de um olhar profundo sobre a fragilidade da natureza humana, Nelson legou à posteridade uma série de clássicos, dos quais “O Beijo no Asfalto” é, sem dúvida, um dos maiores destaques. Lançado em 1960, o texto foi adaptado dezenas de vezes para o teatro e em duas versões cinematográficas. Ao completar 55 anos, ele volta aos palcos em sua primeira versão musical.

Sinopse – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro, uma tarde no início da década de 60. Um homem na calçada perde o equilíbrio e cai na frente de uma lotação, que o atira longe. A primeira pessoa a socorrê-lo é Arandir. Ao se debruçar sobre o moribundo, este pede um último desejo: um beijo. Arandir o beija. E logo depois o rapaz morre. O episódio é presenciado por Aprígio, sogro de Arandir e pelo jornalista Amado Ribeiro. O astuto repórter policial do jornal Última Hora vislumbra no acontecimento a possibilidade de estampar na primeira página do dia seguinte uma história de manchete bombástica: O BEIJO NO ASFALTO.

A Peça – “O Beijo no Asfalto” foi escrita em 1960, por um autor maduro. Nelson Rodrigues tinha 47 anos e era seu 13° texto teatral. Além do mais, há cerca de uma década escrevia diariamente a coluna “A Vida Como Ela É” no jornal Última Hora, experiência enriquecedora na construção de tramas e personagens. Seu domínio era tanto que, segundo ele próprio, demorou apenas 21 dias para escrever a peça. Era uma encomenda feita pela atriz Fernanda Montenegro para sua companhia, a Sociedade Teatro dos Sete.


A história de “O Beijo no Asfalto” é baseada em fatos reais ocorridos na época. O repórter Pereira Rego, do jornal O Globo, foi atropelado por um arrasta-sandália (espécie de ônibus antigo) e antes de morrer pediu um beijo para uma jovem que tentava socorrê-lo. A personagem do repórter policial Amado Ribeiro também existiu, e era colega de Nelson na redação do Última Hora. Aliás, Nelson gostava de colocar seus colegas como personagens de suas crônicas. Já tinha usado o próprio Amado Ribeiro como personagem no livro “Asfalto Selvagem ou Engraçadinha”.


SERVIÇO

O Beijo no Asfalto – O Musical

Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções de Maceió
Capacidade: 1.251 lugares

Endereço: Rua Celso Piatti, S/N – Jaraguá

Dia 30 de agosto

20h

Classificação Indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 25,00 (inteira), R$ 12,50 (meia)

Vendas:

Livraria Leitura – Maceio Shopping

Livraria Leitura – Parque Shopping