Entretenimento

Conheça Rízia, a participante alagoana do BBB19

A alagoana é viciada em internet e não abaixa a cabeça na hora de lutar por questões sociais

Por Ana Clara Puñal com Gshow 10/01/2019 08h08
Conheça Rízia, a participante alagoana do BBB19
Foto:TV Globo

Selfie, carão, um cabelo poderoso e muitas curvas pra jogo: cada post registra um rolê diferente. Numa primeira stalkeada em Rízia, 24 anos, fica a certeza de que essa é uma mulher que sabe o que quer. Mas basta chegar em São Miguel dos Campos, Alagoas, para perceber que por trás dos closes e filtros, existe uma menina que desde sempre lutou para buscar seu brilho. Com a cumplicidade de uma irmã-melhor-amiga, ela cansou dessa história de mandar currículo e resolveu fazer seu ‘boom’ acontecer de um novo jeito: no BBB19!

Hoje, Rízia se considera mais preparada para debater temas raciais, mas na adolescência passou por um longo processo de aceitação. “Eu não tinha representatividade na época, até que começaram a aparecer youtubers que falavam do assunto. Conheci a influencer Rayza Nicácio e ela me inspirou a passar pelo processo de transição capilar. Depois, por só ter referências de meninas magras, pensei que tinha que perder peso e demorei a entender que não. Precisei primeiro me aceitar de dentro pra fora. Só então eu aceitei meu cabelo, meu corpo e a Rízia que sou hoje”, explica a jornalista.

Outro momento transformador foi o término com seu ex: “Tive um namoro abusivo e ele chegou a me dar um golpe e roubar sete mil reais. Quando terminei, eu me trancava no quarto e ficava dias sem comer, mas consegui superar. Agora, já não me culpo pelo que aconteceu e sei que precisei passar por isso para entender o assunto mais a fundo e ajudar outras mulheres. Isso me transformou e me fortificou de uma forma que, hoje, eu sei que sou outra”.

Mas essas experiências não tiraram o brilho no olhar de Rízia que, na hora de falar das loucurinhas que aprontou por aí, prefere garantir que a porta esteja fechada pra que seus pais não fiquem por dentro de cada detalhe das suas histórias. A inscrição no BBB19, inclusive, foi mantida em segredo, até uma semana antes dela ser surpreendida com a notícia de que estava no programa.