Entretenimento

3º Encontro de Amigos Criadores de Abelha sem Ferrão

Por Ascom Semec 07/03/2019 13h01
3º Encontro de Amigos Criadores de Abelha sem Ferrão

No próximo dia 16, às 8 h, no Parque do Horto, será realizado o 3º Encontro de Amigos Criadores de Abelha sem Ferrão (abelhas nativas). O evento é fruto de uma parceria entre a Organização Amigos Zuunidos, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Humanos (Ibama).

O evento promove uma troca de experiência entre criadores e interessados. Os participantes podem realizar troca de mudas, sementes e estacas de plantas que auxiliam no processo de produção de mel, além de vender e comprar produtos apícolas.

Segundo Valdo França, secretário-adjunto de Administração Tributária da Semec, a Prefeitura vem fomentando, por meio da Semec, a economia apícola no município, e esse evento é mais uma oportunidade para reforçar a atividade.

“A Prefeitura já vem fomentando há alguns anos a atividade apícola como atividade alternativa de geração de trabalho e renda. Acreditamos na atividade como fonte econômica para uma produção sustentável, sem agressão ao meio ambiente”, destacou Valdo França.

O secretário frisa ainda que a gestão do prefeito Rui Palmeira busca o ambiente favorável para a implementação de novas atividades produtivas em Maceió. “A apicultura, de forma geral, e o cultivo da própolis vermelha tem um potencial imenso em Maceió e estamos buscando desenvolver a economia local a partir das potencialidades que nós temos aqui. A própolis é um produto já reconhecido internacionalmente e que conta com selo de Indicação Geográfica (IG). Acreditando nesse potencial, nós iniciamos a estruturação de uma política pública voltada para fomentar essa atividade econômica”, detalhou.

Em Maceió, os bairros Rio Novo, Saúde, Bebedouro, Fernão Velho, Pontal da Barra, e outras localidades da região norte já contam com apicultores.  Além da própolis vermelha, a apicultura permite a dinamização da atividade pela quantidade de possibilidades de produtos derivados que transitam desde a alimentação, cosméticos e produção de fármacos.

O evento é aberto ao público em geral. Para mais informações o interessado deve entrar em contato pelo número 82 99608-4172 (Marcos Amorim).