Entretenimento

Festival Carambola promove semana de oficinas sobre música e criatividade

Por Assessoria 27/03/2019 09h09
Festival Carambola promove semana de oficinas sobre música e criatividade
Divulgação

A experiência sensorial proposta pelo Festival Carambola vai começar antes mesmo do evento acontecer no estacionamento do Parque Shopping, no dia 6 de abril. Para estimular o debate e a troca de aprendizados sobre o cenário musical em Alagoas, uma série de oficinas, mesas redondas e workshops foi planejada para acontecer nos 5 dias que antecedem a rodada de shows. A imersão cultural da Semana Carambola ficará à cargo de engenheiros de som, consultores em economia criativa, professores universitários e, claro, músicos. O melhor de tudo é que os encontros serão abertos aos público e boa parte deles gratuitos.

Abrindo a programação, a oficina “Mercado da Música – desvendando problemas e buscando soluções”, será ministrada gratuitamente pelo músico e Consultor de Economia Criativa do Sebrae Pernambuco, André Lira, no dia 1º de abril, às 19h, no Sebrae. No dia seguinte, um workshop de bateria acontece com o conceituado Carlos Bala, que já tocou em bandas de nomes como Gal Costa, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Chico Buarque. A aula acontece na Sala de Música do Complexo Deodoro, a partir das 19h. As inscrições custam R$ 20.

A professora do curso de Jornalismo da Ufal e docente externa na Pós-Graduação em Comunicação Digital no Centro Universitário Tiradentes (Unit), Laís Falcão, será responsável por uma palestra sobre planejamento de comunicação em música, no dia 3, a partir das 20h, na Unit. A entrada é franca, bem como o evento que acontece no quarto dia de oficinas. A engenheira de som e diretora de palco Bia Paiva (SP), vai compartilhar sua experiência na Sala de Música do Complexo Deodoro, às 19h.

“A minha palestra será voltada para a relação entre comunicação e música. Trouxe essa preposição sobre planejamento, pois é um trabalho que já venho desenvolvendo há um tempo. Quero apresentar elementos e ferramentas úteis para a comunicação de artistas, bandas e eventos pontuais. Dicas que podem ser aplicadas no segmento musical local”, explica a professora Laís. Segundo ela, um dos principais atrativos desta edição do Carambola é proporcionar espaços de discussão para as produções de mulheres alagoanas. “Achei muito bacana o evento separar algumas atividades para que mulheres exponham seus trabalhos e vivências na música. A mesa redonda que finaliza essa semana de oficinas é um diferencial e exprime diversidade ao projeto.”

No último dia da Semana Carambola, a mesa redonda “Mulheres, Música e Criatividade” reunirá as realizadoras culturais Ticiane Simões, Camila Alves, Mel Nascimento, Letícia Sant’Ana, Fernanda Guimarães e Myrna Araújo para discutir o tema, com mediação de Danielle Cândido, também no Centro Universitário Tiradentes, a partir das 19h. Um pocket show das cantoras Fernanda Guimarães (AL) e Fernanda Aimê (SP) promete um desfecho animado para a noite.
As inscrições para todos os encontros devem ser feitas nesse link https://doity.com.br/semana-carambola.

O FESTIVAL

Do soul ao reggae, passando pela MPB e o pop desconstruído, as atrações confirmadas para o Festival Carambola dividirão o palco em casadinhas estratégicas para o público dançar e cantar junto a partir das 15h do dia 6 de abril. Sobem ao palco do Carambola 2019, Academia da Berlinda (PE), Wado (AL) e Curumin (SP), Unidade Nova Praia e Negra Soul (AL), Tequilla Bomb e Luiz de Assis, e a tríade Gato Negro, Andréa Lais e Larissa Gleiss, Maju Shanii e os DJs David Andrade e Karoliny N também estão no line up.

A terceira edição do festival ainda conta com criadores do coletivo Feirinha Cool expondo peças inéditas no local, apresentações circenses, um Flash Tattoo Day acontecendo durante todo o evento e a presença de estandes gastronômicos. O artista visual Heway Verçosa pretende conectar música, público e pintura em uma live painting digital.

O Festival Carambola tem patrocínio de Parque Shopping, Sebrae, Devassa, Centro Universitário Tiradentes (Unit), Ao Pharmacêutico e Veloo Telecom.

Os ingressos para o Festival Carambola podem ser adquiridos online pelo www.festivalcarambola.com.br ou físicos na loja Chilli Beans do Maceió Shopping e no Guitar Tattoo do Parque Shopping Maceió.