Entretenimento

Arquivo Público promove 31ª edição do Chá de Memória discutindo religiosidade

Por Agência Alagoas 30/04/2019 09h09
Arquivo Público promove 31ª edição do Chá de Memória discutindo religiosidade
Arquivo Público abre suas portas para 31ª edição do tradicional Chá de Memória Foto: Thiago Sampaio

A 31ª edição do tradicional Chá de Memória, evento promovido pelo Arquivo Público de Alagoas (APA) - órgão pertencente ao Gabinete Civil – leva à sede do órgão, em Jaraguá, às 16h, nesta terça-feira (30), um amplo debate sobre religiosidade.

 

Nesta edição, o convidado será o padre Gilvan Gomes das Neves, que abordará o tema: “O Beato Franciscano, o Messianismo Religioso em Alagoas”, que levará ao público as histórias do beato que se notabilizou por sua religiosidade no Estado.   

 

Doutor em Ciências da Religião, Neves se graduou pela Universidade Católica de Pernambuco e exerce a vocação sacerdotal há 33 anos, inclusive com passagem pela Força Aérea Brasileira (FAB). “Será uma honra debater esse tema neste Chá de Memória que já é uma atração do calendário cultural de Alagoas”, destacou Neves.  

 

Para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, chegar à 31ª edição do Chá de Memória é a prova de que o Arquivo Público de Alagoas cumpre uma das metas do Governo Renan Filho que é o de proximidade com sociedade. “Isso é prova de que o APA está aberto aos debates com vários temas de interesse público e o grande modelo é justamente o programa do Chá de Memória, que chega a sua 31ª edição, discutindo a história da nossa Alagoas”, ressaltou o secretário.

 

Para a superintendente do APA, Wilma Nóbrega, o debate é um dos objetivos do Chá de Memória. “Acredito que cumprimos mais uma etapa deste evento que desde outubro de 2016 traz mensalmente encontros com personalidades de vários segmentos, abordando temas das mais diversas áreas que vêm despertando o interesse de um grande público dos mais variados níveis do conhecimento”, ressaltou a superintendente.

 

 Além de promover debates e discutir os aspectos históricos de Alagoas, o Arquivo Público também avançou no sentido tecnológico e de abertura da pesquisa, com um avanço no fomento à pesquisa e a implementação de uma política permanente de conservação, preservação e restauro de seu acervo.