Pop & Arte

Japaratinga vai realizar seu primeiro festival literário


Fonte: Tribuna Independente

10/05/2019 10h51

Em tempos de internet e de pouca leitura por parte da população em geral, quando alguém resolve promover um festival literário, é merecedor de aplausos. Apesar do sucesso que alguns festivais alcançam, como, por exemplo, o de Marechal Deodoro e o de Paraty, no Rio de Janeiro, a leitura está longe de ser um hábito do cotidiano da maioria dos alagoanos. Para tentar mudar essa realidade, alguns artistas se reuniram e vão promover o 1º Festival Literário de Japaratinga (Flijap), que vai realizar diversas atividades literárias na cidade do Litoral Norte.

Com a organização e apoio da Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, vários pontos principais da cidade litorânea serão contemplados com a programação. O evento vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de maio, de 8h às 21h, com abertura no dia 16, às 19h, na Câmara dos Vereadores. A inscrição é gratuita e será aberta a todo público. O evento pioneiro em Japaratinga leva o tema “Poesia ao Mar, do Cordel aos outros Ais”.

“A ideia e proposta do evento foram levadas às secretarias com o objetivo de divulgar a literatura alagoana em um evento específico. Logo pensamos em realizar um festival que nunca havia sido realizado na cidade”, conta Cleide Vanderley, escritora e curadora da Flijap. De acordo com ela, “poesia ao mar” faz referência à praia que é uma das mais belas de Alagoas; e “do cordel aos outros ais” porque o cordel tem grande expressividade no Estado. Mas o evento também vai abranger outros estilos textuais.

“É uma alegria espalhar arte e conquistar um público que não tem incentivo à literatura e, ao mesmo tempo, temos uma expectativa com relação à recepção das pessoas que em sua maioria vão ser de moradores da cidade”, destaca Cleide.

A primeira Flijap conta em sua programação com artistas alagoanos, mas também serão divulgadas obras de escritores de outros estados. As instalações vão ser em pontos da cidade como no Mirante da Sorveteria, na Casa de cultura, na Praça Central, onde será montado o palco principal, sendo uma das apresentações a poesia itinerante com a Confraria Nós Poetas. Também terá apresentações de filmes; tendas serão erguidas na Praça dos Idosos, na orla de Japaratinga, onde vai ter poesia no varal; e em frente a prefeitura da cidade.

As atividades vão acontecer de forma paralela, entre elas: declamação de cordéis, contação de histórias, palestras para o público mergulhar no mundo literário e ter incentivo à leitura, lançamento de livros, tarde de autógrafos e concursos de interpretação de contos através de desenho. Vale ressaltar que no evento estarão crianças de escolas públicas da região como participantes.

O 1º Flijap tem como principais homenageados a escritora Arriete Vilela e o cordelista Jorge Calheiros. Durante a solenidade de abertura vai acontecer a coroação dos escritores, e contará com a participação especial do ator alagoano Chico de Assis e do músico Petrúcio Baetto. As inscrições vão ser abertas a todo público e já podem ser feitas através do link: https://doity.com.br/i-festival-literario-de-japaratinga.



Compartilhe