Entretenimento

Exposição de Sil da Capela no Museu Théo Brandão

Mostra recebe visitas até 6 de agosto

Por UFAL 23/05/2019 16h04
Exposição de Sil da Capela no Museu Théo Brandão
UFAL

O Museu Théo Brandão (MTB) entregou o 13º Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular do Ano e realizou a abertura da exposição “Sil”, composta por doze peças da artista e sete fotografias coloridas que retratam sua obra e fazer artístico, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral.

A exposição é gratuita e ficará aberta no MTB até o dia 6 de agosto, no horário de funcionamento das exposições, de terça a sexta (das 9h às 17h), sábado e domingo (das 12h às 17h).

Há quase vinte anos, Sil da Capela aprendeu a técnica da cerâmica com o mestre João das Alagoas. Desenvolveu um estilo próprio e, hoje, o trabalho da artista é reconhecido no Brasil e exterior. A entrega do prêmio foi um momento de emoção para Sil. “Agradeço a toda a equipe do Museu, aos familiares e amigos, a todos que vieram ver meu trabalho, aos que me incentivaram, a meu esposo, ao mestre João das Alagoas e ao grande artista Jerônimo Miranda, a primeira pessoa a enxergar o meu trabalho”, disse a homenageada, que teve a medalha entregue pela senhora Edna Leite, mãe do saudoso Gustavo Leite.

Thiago Sobral falou sobre a satisfação em fazer parte da exposição. “Para mim foi uma honra fotografar uma mulher tão forte como a Sil e que faz um trabalho muito interessante. Só tenho a agradecer a oportunidade”, disse.

A museóloga do MTB e curadora da exposição, Hildenia Oliveira, ressaltou a importância de Sil, no contexto da mulher que representa o fazer alagoano. “É um privilégio ter contato com essa arte e montar uma exposição tão significativa”, comemorou.

Thaisa Sampaio, coordenadora do projeto expográfico e professora do curso de Design da Ufal, disse que a exposição é o resultado de um trabalho coletivo. “Me sinto feliz e honrada por trazer o nome do Design para esse projeto”.

O diretor do MTB, Victor Sarmento, salientou a admiração pelo trabalho de Sil e de João das Alagoas. “É um grande prazer realizar esta exposição. É uma artista extremamente talentosa. Agradeço a equipe do Museu e aos patrocinadores, Prefeitura de Capela e Governo do Estado, por meio da Secult”, disse Victor.

O prefeito de Capela, Adelminho Calheiros, falou sobre a importância dos ceramistas capelenses na cultura local. “Agradeço o carinho do museu com nossos artesãos. O nome deles abriu a porta para a cultura de Capela. Isso vem engrandecer a nossa cidade”, enfatizou.

A importância da arte local também foi destacada pela gerente de Design e Artesanato da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Daniela Vasconcelos. “O Governo do Estado está de braços abertos para a arte popular e a cultura alagoana”, disse.

A abertura da mostra contou com a apresentação do professor de percussão da Ufal, Augusto Moralez, que tocou o instrumento vibrafone. A programação integra a 17ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio).