Entretenimento

Aliança Francesa promove festival de Cinema em Maceió

Por Assessoria 06/06/2019 09h09
Aliança Francesa promove festival de Cinema em Maceió
Divulgação

Aliança Francesa de Maceió promove na capital alagoana o Festival Varilux de Cinema Francês 2019, evento que acontece entre 6 e 19 de junho, em mais de 80 cidades do país. Em sua décima edição, o festival – consolidado como o maior de filmes franceses fora da França -, mantém a diversidade de gêneros e temáticas como característica e exibe 16 longas-metragens recentes e um clássico. Ação, comédia, animação, drama e filmes históricos: tem opção para todos os gostos.

O Festival Varilux traz produções de sucesso, inéditas no Brasil, que foram vistos por milhares de pessoas na França. Como todo ano, o evento traz um clássico, e o deste ano é um marco da cinematografia francesa: “Cyrano de Bergerac”(Cyrano de Bergerac), de Jean-Paul Rappeneau. Inspirado na famosa peça de Edmond Rostand, a versão apresentada tem Gérard Depardieu como protagonista e completa 30 anos de lançamento. A produção foi assistida por cerca de 4,8 milhões de espectadores na França e por 1,7 milhão no estrangeiro. Já a animação “Asterix e o Segredo da Poção Mágica” (Astérix – Le Secret de la Potion Magique/Bonfilm), de Louis Clichy e Alexandre Astier, levou mais de quatro milhões de pessoas aos cinemas franceses. Com roteiro original, o filme conta a história da dupla Asterix e Obelix na busca de um novo guardião para a poção mágica da Gália e a tentativa de impedir que a receita caia nas mãos erradas.

O evento já faz parte do calendário cultural da cidade, sendo bastante aguardado anualmente por exibir o que há de mais atual da produção francófona. 
Em nível nacional, o festival tem como organizador a produtora Bonfilm, patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania, a Secretaria de Estado de Cultura, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura, a Embaixada da França no Brasil, as distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Programação

No ano em que completa dez anos, o Festival Varilux de Cinema Francês proporcionará ao público a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas já consagrados e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês. Em Maceió, os filmes serão exibidos no Cinesystem Parque Shopping Maceió e no Centro Cultural Arte Pajuçara: