Entretenimento

Taylor Swift, Katy Perry e outros famosos estrelam clipe de You Need To Calm Down

Por Braulio Lorentz com G1 17/06/2019 11h11
Taylor Swift, Katy Perry e outros famosos estrelam clipe de You Need To Calm Down

Foi lançado nesta segunda-feira (17) o clipe de “You Need to Calm Down”, de Taylor Swift. O vídeo tem uma lista de participações de famosos:

A’keria Davenport
Adam Lambert
Adam Rippon
Adore Delano
Antoni Porowski
Billy Porter
Bobby Berk
Chester Lockhart
Ciara
Delta Work
Dexter Mayfield
Ellen Degeneres
Hannah Hart
Hayley Kiyoko
Jade Jolie Jesse
Tyler Ferguson
Jonathan Van Ness
Justin Mikita
Karamo Brown
Katy Perry
Laverne Cox
Riley Knox-Beyoncé
Rupaul
Ryan Reynolds
Tan France
Tatianna
Toderick Hall
Trinity K Bonet
Trinity Taylor

Como assim… Katy Perry?
A participação que mais chama atenção é a de Katy Perry. As duas já trocaram farpas por meio de músicas, posts nas redes sociais e entrevistas. Eram descritas por parte da mídia como “rivais”.

No vídeo, Taylor aparece vestida como batata frita e Katy como hambúrguer. Elas se abraçam e a mensagem clara é que, no fim, uma completa a outra.

A participação de Katy no vídeo vem sendo tratado pelos fãs como uma trégua das duas. Mas se elas fizeram as pazes, por que estavam “brigadas”?

Em um passado não muito distante, as cantoras posavam juntas e trocavam elogios. Desde 2013, a coisa mudou, a amizade desandou. Os motivos são três dançarinos e duas turnês:

Além das participações já listadas, o clipe também mostra atrizes com figurinos famosos com outras cantoras.

Ariana Grande, Lady Gaga, Adele, Cardi B, Beyoncé, Katy, Taylor e Nicki Minaj surgem representadas em um palco.

Como é a música?
Em vez de falar de si mesma, de seus ex-namorados e detratores, Taylor Swift bota seu poder de observação a serviço de outros temas em “You Need to Calm Down”

No segundo single do álbum “Lover”, anunciado para 23 de agosto, a cantora americana versa sobre os perigos da internet, machismo, homofobia e haters em geral.

Além da homofobia, ela também canta sobre a tentativa de alguns em criar rivalidades entre popstars, sobretudo as cantoras.

Como “ME” fazia supor, a nova música deixa claro que a nova era na carreira de Swift é mais colorida e menos egocêntrica.

Poderia ser o hino da internet, se ela fosse um país. A letra resume bem o sentimento de ódio, aquela revolta que todo mundo parece ter contra tudo.

O tom geral é de desapontamento, mas há partes em que ela pede paz e calma. “Controle seus impulsos para gritar sobre todas as pessoas que você odeia / Até porque shade nunca fez ninguém menos gay”, explica ela, citando a gíria para indiretas maldosas.

A defesa da comunidade LGBT também aparece em outro verso, em que ela canta: “Tem sol na rua na parada / Mas você prefere estar na idade das trevas”.

E a parte musical?
Musicalmente, a cantora de 29 anos também dá uma acalmada. “You Need to Calm Down” tem partes mais faladas, às vezes entoadas com certa pressa, na hora de cantar. Ela até se aproxima de rap fofo, como em momentos anteriores da carreira.

Mas o arranjo no geral é bem futurista do passado, com timbres que parecem retirados da trilha da série “Twin Peaks”. Quem ajudou nessa escolha é o produtor Joel Little, tão neozelandês quanto Lorde, com quem já trabalhou.