Entretenimento

Quinta no Arena começa com A Farsa do Advogado Pathelin, do IPC

Por Ascom Teatro Deodoro 30/07/2019 12h12
Quinta no Arena começa com A Farsa do Advogado Pathelin, do IPC
Reprodução

A noite de abertura foi festiva, a Orquestra de Tambores de Alagoas trouxe a vivacidade da percussão regida pelo maestro Wilson Santos, com a leveza ágil da flauta de Abel Anjos e a voz carismática de Izaías Chico. Assim foi lançada a 15ª edição do Quinta no Arena, com casa cheia dando bons presságios para o projeto que busca valorizar a produção artística e cultural local, assim como incentivar a formação de plateia.

Dando início à programação oficial do edital, o primeiro espetáculo a ser apresentado será A Farsa do Advogado Pathelin, uma adaptação feita pelo Instituto de Preparação para Cena (IPC), às 19h30, quinta-feira. A peça é uma releitura de uma obra clássica francesa da idade média, mas de autor desconhecido, composta por volta de 1460. O IPC garante que “em nossa releitura e adaptação da obra, aproximamos os assuntos da idade média com os dos dias atuais, levantando o senso crítico do público junto a um divertido tom cômico”.

Além dos atores Cleyton Alves (Pathelin), Dewerson Marques (Guilhermina/Juiz), Lucas Souza (Guilherme) e Robson Barbosa (Teobaldo), o espetáculo será levado por músicas ao vivo por conta dos músicos Rafael D’Almeida e Magno Santos. O Cleyton Alves também assina a direção do espetáculo e conta o que motivou a escolha do texto para ser apresentado no projeto: “quando eu era criança eu assisti no Teatro de Arena esse mesmo texto e quem interpretou o Pathelin foi o Homero Cavalcante”. Ele conta que é a realização de uma vontade que trazia desde criança e a adaptação feita vai aproximar o público do texto clássico.

“O espetáculo é muito energético, muito caloroso” conta Cleyton, “então o público pode esperar muitas gargalhadas”. Ele diz que o palco do Arena soma-se ao roteiro que traz o público para dentro do espetáculo, o formato intimista renderá uma experiência intensa para quem for assistir. Ele pontua: “E é sempre muito bom estar em parceira com a Diteal (Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas), fazendo parte de um projeto tão bonito como o Quinta no Arena.

 Neste ano, o Quinta no Arena está em sua 15ª edição. Por meio de um edital, foram selecionados quinze espetáculos nas categorias música e teatro. Todas as quintas-feiras entre os dias 01 de agosto a 07 de novembro, esses espetáculos serão apresentados, com entradas por R$10 (meia) e R$20 (inteira), na bilheteria do Teatro Deodoro, de terça a domingo, das 14h às 18h, começando sempre às 19h30. A cada espetáculo, são disponibilizados 10 ingressos para alunos da rede pública de ensino. O acesso pode ser solicitado pelo (82) 98884-6885 ou [email protected].