Entretenimento

Maracatu Baque Alagoano realiza 1ª Edição da Praça dos Folguedos

O evento será realizado na Praça Marcílio Dias dia 24, a partir das 19h

Por Assessoria 10/08/2019 16h04
Maracatu Baque Alagoano realiza 1ª Edição da Praça dos Folguedos
Reprodução

Evento em comemoração ao mês do Folclore contará com a participação de grupos locais que fazem parte da cultura alagoana

O mês de agosto é um período especial para os produtores de cultura popular. E neste ano o Maracatu Baque Alagoano (MBA) organizou uma grande festa, recheada de convidados especiais, que representam a pluralidade cultural de Alagoas. Além de muito maracatu, a 1ª Edição Praça dos Folguedos vai contar com a participação do Coco de Roda Paixão Nordestina, do Guerreiro Mensageiros da Alegria, do Bumba Meu Boi Cobra Negra, além do Fandango e das Baianas do Pontal da Barra. O evento será realizado na Praça Marcílio Dias, no dia 24, a partir das 19h.

Voltado aos folguedos e à cultura popular, o mês do folclore é celebrado em todo o país e o Dia do Folclore Brasileiro é comemorado no dia 22 de agosto.

Alagoas tem motivos para celebrar esse dia, pois é um estado rico em folguedos, mestres e brincantes. Além do maracatu, coco de roda, bumba meu boi, guerreiro, fandango e baianas – que estarão presentes no evento, a cultura alagoana é conhecida também por seu pastoril, guerreiro, torés, reisados, cheganças e outras tantas manifestações culturais que abrilhantam nossa história e alegram nosso presente.

O coordenador artístico cultural do MBA, Théo Carneiro, falou sobre os motivos que levaram o grupo a organizar esse encontro de folguedos e sobre a importância da valorização de quem produz cultura popular em Alagoas. “Nós somos um estado muito rico culturalmente. Por isso sempre pensamos em fazer no mês do folclore um grande evento que reunisse parte dessa diversidade de manifestações que a gente possui, para que esses artistas populares possam mostrar a beleza do que fazem. É muito importante e nos sentimos na obrigação de criar espaços que valorizem e prestem homenagem em vida a esses grupos”, destacou.

O evento é aberto e gratuito. Para prestigiar, basta ir à Praça Marcílio Dias, próximo ao estacionamento do Jaraguá, e aproveitar desse momento de muita música, dança e homenagens.

Serviço

1ª Edição da Praça dos Folguedos

Quando: 24 de agosto, às 19h

Onde: Praça Marcílio Dias, Jaraguá