Entretenimento

Pela primeira vez, Maceió recebe evento totalmente em Libras

Encontro realizado pela AAPPE acontece em setembro

Por Assessoria 02/09/2019 09h09
Pela primeira vez, Maceió recebe evento totalmente em Libras
Divulgação

Como forma de promover a visibilidade da comunidade surda alagoana, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), através do Projeto Ires - o Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez - irá realizar o II Encontro Comemorativo do Dia Nacional do Surdo, trazendo como tema “O Digital Influencer e o Empoderamento da Comunidade Surda”. O evento, que irá ocorrer totalmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras), acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro, das 8h às 17h, no auditório da sede do Ires, localizado no bairro da Jatiúca.

O encontro, que nasceu com o objetivo de empoderar o surdo enquanto cidadão de direitos, possui uma programação extensa para atender os dois dias de evento. Os participantes terão acesso a uma grade de conteúdos que vão desde palestras, rodas de debate e até oficinas. 

No primeiro dia, 11 palestrantes trazem discussões sobre diversos campos profissionais e a atuação do surdo em cada um deles. Já para o segundo dia do evento - no dia 20 de setembro - foi preparado uma sequência de três oficinas para os participantes.

De acordo com a psicóloga, coordenadora do setor de Empregabilidade para PcD do Ires e uma das organizadoras do evento, Aline Trindade, um dos aspectos importantes em relação ao evento é a possibilidade de gerar uma provocação na sociedade, mostrando a importância da Inclusão da Pessoa surda nos espaços sociais.
“Teremos diversas palestras com temas variados, todas ministradas por palestrantes surdos. Porém o aspecto central da fala de todos os palestrantes será o ‘empoderamento e a representatividade’, buscando fortalecer a identidade da comunidade surda através de modelos de lideranças também surdas”, explicou Aline. 

Uma das palestrantes do dia 19 será a professora do curso de Libras e do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Ires e do curso de Libras na Uniasselvi, Isabel Alvim, que irá abrir o ciclo de palestras com a apresentação sobre o Ires. Ela, que é formada em Pedagogia, com pós-graduação em Libras e Educação Inclusiva da Pessoa Surda, é também a diretora social voluntária da Associação dos Surdos de Alagoas (ASAL)
Para Isabel "esse evento é uma oportunidade do surdo perceber que, para fazer valer seus direitos, ele também necessário mudar sua postura e sua forma de pensar, compreendendo que é necessário lutar para ocupar os espaços", enfatizou a palestrante. 

Inscrições

O investimento para participar do II Encontro Comemorativo do Dia Nacional é de R$ 15,00 para o dia 19 de setembro. E R$25,00 para cada oficina do dia 20 de setembro. Cada participante pode participar dos dois dias de evento, e no segundo escolher até duas oficinas. 

Aqueles que desejam participar do II Encontro Comemorativo do Dia Nacional podem se inscrever no evento através do endereço: http://diadosurdo.ires.com.br/. As inscrições seguem até o próximo dia 17 de setembro. A programação completa do encontro pode ser conferida nas redes sociais da instituição: @aappe_oficial e @iresinstitutobilingue.