Entretenimento

Projeto do Diteal oferece músicas clássicas com acesso gratuito

Quartas Eruditas e Quarta Sinfônica passam a acontecer no mesmo dia

Por Agência Alagoas 19/09/2019 15h03
Projeto do Diteal oferece músicas clássicas com acesso gratuito
Reprodução

A última quarta-feira do mês de setembro será um dia de muita música clássica em Maceió. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) anunciou que a partir do dia 25 serão realizados os projetos Quartas Eruditas e Quarta Sinfônica - ambos com entrada gratuita - oferecendo programação musical para todas as idades. Os espetáculos acontecerão às 15h e às 20h, respectivamente, no Complexo Cultural e no centenário palco do Teatro Deodoro.

 Quartas Eruditas

O Quartas Eruditas, projeto de parceria da Camerata Ero Dictos com a Diteal, recebe grupos de escolas e o público geral para concertos didáticos todos os meses. As apresentações têm a missão de fomentar o interesse pela música clássica e formar plateias para o consumo de música erudita.

Desenvolvido há cinco anos, a iniciativa conta com um corpo de instrumentistas e cantores, dentre eles as pianistas Oriêta Feijó e Selma Brito, a cantora lírica, Elvira Rebelo, e o maestro e diretor artístico, Max Carvalho. No repertório do concerto estão canções memoráveis, como Carinhoso, composição de Pixinguinha; Luzia, de Tom Jobim; e Ave Maria, de Jacob Arcadelt, além de compositores, como Sebastian Bach e Beethoven.

São esperados mais de 300 alunos da rede pública de ensino para a apresentação na Sala de Música. O projeto já recebeu mais de oito mil crianças na plateia. O evento é aberto ao público com entrada gratuita. Para as próximas apresentações, representantes de escolas e de instituições sociais podem reservar um lugar na plateia pelo telefone (82) 98884-6885 ou pelo e-mail [email protected].

Quarta Sinfônica

O projeto Quarta Sinfônica retorna na quarta-feira (26), a partir das 20h, no palco do Teatro Deodoro, com repertório focado na cultura popular brasileira. Na programação, clássicos de Milton Nascimento que marcaram gerações, como Clube da Esquina, Fé cega, Faca Amolada e Cio da Terra; composições de Luiz Gonzaga e Geraldo Espíndola; e músicas da cultura popular, como Muié Rendeira e Minha Sereia.

O Corufal, equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas, conta com 57 integrantes no palco e regência de Moisés Victor. Além do coro, haverá o acompanhamento percussivo de Breno Chiarelli, Marlon Rocha e Roosselma Pontes. Na abertura do concerto, os violões ficarão por conta de Higor Mendes e João Neto.

A entrada é gratuita, mas é preciso chegar um pouco mais cedo do horário previsto para o início do concerto para conseguir pegar os convites. A partir das 19h, os ingressos serão entregues na bilheteria do Teatro Deodoro.

O projeto Quinta Sinfônica, que existe desde 2011 por meio de uma parceria entre a Diteal, a Secult e a Ufal, agora se chama Quarta Sinfônica, integrando novo projeto da Diteal para dinamizar a quarta-feira no palco do Deodoro, ao alternar as apresentações entre os projetos Teatro Deodoro é o Maior Barato, Quarta Sinfônica e concertos da Orquestra Filarmônica de Alagoas.

Serviço:

Quartas Eruditas

Dia 25 de setembro, às 15h

Na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada gratuita


Quarta Sinfônica

Dia 25 de setembro, às 20h

No Teatro Deodoro, Centro de Maceió

Entrada gratuita, distribuição de ingressos a partir das 19h na bilheteria