Entretenimento

Duofel é atração do próximo Jazz Panorama ao Vivo

O evento acontece no dia 3 de outubro

Por Ascom Maceió 23/09/2019 10h10
Duofel é atração do próximo Jazz Panorama ao Vivo
Reprodução

No próximo dia 3 de outubro os fãs do jazz e amantes da boa música têm mais um encontro marcado com uma grande atração artística trazida pela programação do Jazz Panorama ao Vivo: a dupla de violonistas Duofel, formada por Luís Bueno e Fernando Melo. O show acontecerá no Teatro Deodoro, às 20 horas e terá também a participação do Clube do Jazz de Maceió, banda liderada pelo contrabaixista Felix Baigon. Como em todas as suas edições, espetáculo será apresentado pelo criador do Jazz Panorama, Juan Maurer, que já mais de 30 anos compartilha seu conhecimento e discoteca jazzística com o público alagoano.

40 anos com muita personalidade 

O paulista Luís Bueno conheceu o alagoano Fernando Melo em 1976, quando tocavam guitarra e baixo, respectivamente, na banda de rock progressivo Boissucanga. A afinidade da dupla se aprofundou quando eles se lançaram num projeto em que mergulharam em ritmos brasileiros, viajando durante meses pelo interior de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, pesquisando manifestações folclóricas e musicais como o baião, maracatu e a embolada. Em 1978 já formavam uma dupla voltada à música instrumental com personalidade própria., o que se tornou a base para uma sólida carreira e obra, de grande relevância no cenário musical no Brasil e no mundo.

Durante seus anos de estrada o Duofel experimentou também produtivas parcerias com grandes nomes como a cantora Tetê Espíndola, o compositor e pianista vanguardista Arrigo Barnabé e o percussionista paulista João Parahyba – que participou de “As cores do Brasil”, primeiro álbum da dupla, gravado em 1990 na Alemanha. Também trabalharam como percussionista indiano Badal Roy e o gênio alagoano Hermeto Pascoal, que virou um padrinho do Duofel em 1993. Pascoal foi responsável pelos inventivos arranjos do álbum “Kids of Brazil”, gravado pelo Duofel nos Estados Unidos em 1996.

A maior conquista do Duofel durante sua trajetória na opinião de Bueno, foi se dar o direito de abordar qualquer gênero musical, sempre adotando uma linguagem própria. Não foi à toa que, para gravar “Duofel Plays The Beatles” (2009), o disco mais popular lançado até hoje pelo duo, ele e Melo esperaram mais de uma década até imprimir a assinatura musical da dupla nesse projeto de releituras de sucessos do quarteto britânico.

Em 2018 o Duofel comemorou 40 anos de carreira com os seguintes números: 150 composições editadas, sete trilhas sonoras, treze álbuns e três DVDs, em um ambiente em que sempre se sentiu muito à vontade: tocando ao vivo. E, como costuma fazer sem seus projetos, não dispensa a companhia inspiradora de antigos e novos parceiros. É essa dupla que os alagoanos verão no palco do Teatro Deodoro, compartilhando sua história e repertório com o Clube do Jazz. Mais um programa que ninguém pode perder.

Serviço

Jazz Panorama ao Vivo – Duofel
Data: 03 de outubro de 2019
Horário: 20 horas
Local: Teatro Deodoro, na Praça Deodoro – Centro de Maceió
Ingressos: Inteira – R$ 40,00; Meia – R$ 20,00