Entretenimento

Museu a céu aberto da cultura afro será inaugurado neste sábado

Por Secom Maceió 04/02/2020 16h04
Museu a céu aberto da cultura afro será inaugurado neste sábado
Reprodução

Em uma iniciativa da Casa de Iemanjá, tradicional entidade de cultura afro de Maceió, nasce o Axé Pratagy: o primeiro museu a céu aberto da capital alagoana, um espaço religioso, educativo, turístico e cultural. No próximo sábado (08), com programação extensa, o Axé Pratagy, localizado em frente à Praia da Sereia, será inaugurado, com celebrações religiosas e apresentações culturais gratuitas.

Situado no bairro de Riacho Doce, no litoral norte, o Axé Pratagy é um espaço de acolhimento, formação, preservação e manejo das tradições de matriz africana. Ele é cercado por grandes árvores frutíferas, plantas e ervas sagradas. Em sua estrutura, conta com uma fonte, galpão multiuso, casas de orixás, espaços de preservação da memória das tradições afrobrasileiras, alojamentos e áreas de convivência, tudo adornado por esculturas e telas dos deuses africanos.

No sábado, às 14h, acontecerá a primeira celebração do Axé Pratagy, guiada por Pai Célio Rodrigues, responsável por coordenar as atividades da Casa de Iemanjá. No domingo (09), as apresentações dos grupos Maracatu Baque Alagoano, Afro Zumbi e Sambalelê animarão as atividades do espaço, também às 14h. “O objetivo do museu é minimizar a visão negativa que a sociedade tem com a religiosidade de matriz africana”, disse Pai Celio.

Vale lembrar que as atividades, nos dois dias, são gratuitas e abertas ao público.