Entretenimento

“AAPPE Fest Folia” leva alegria e inclusão aos foliões de Maceió com bloco acessível em Língua de Sinais

Por Assessoria 17/02/2020 08h08
“AAPPE Fest Folia” leva alegria e inclusão aos foliões de Maceió com bloco acessível em Língua de Sinais

O carnaval está chegando e com ele a 9ª edição do bloco carnavalesco mais inclusivo de Alagoas, o AAPPE Fest Folia, da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais, com apoio do Instituto de Qualificação e Referência em Surdez (Ires). Assim como nos anos anteriores, o AAPPE Fest Folia será totalmente acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras), o grande diferencial do evento. O desfile da instituição acontecerá no dia 20 de fevereiro, das 14h às 16h, com a concentração em frente à sede do Ires, no bairro da Jatiúca. 

Nestes nove anos de festa, a AAPPE trabalha para alcançar um mesmo objetivo, no entanto, em proporções cada vez maiores, que é o de poder promover a cidadania, a acessibilidade e a inclusão dentro da sociedade alagoana. A assistente social do Ires e uma das organizadoras do bloco, Edjane Vasconcelos, contou sobre a principal proposta da instituição com a realização deste evento.

“O nosso objetivo primordial com o AAPPE Fest Folia é o de poder incluir as pessoas com deficiência em atividades que estejam relacionadas com o contato e com a interação, seja com a integração de pessoas de diferentes idades, de diferentes deficiências, realizar esse momento de descontração, mas com inclusão”, disse Edjane.

Bloco pioneiro em acessibilidade e inclusão

O AAPPE Fest Folia foi o primeiro bloco carnavalesco em Alagoas a oferecer total acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Desde 2012, a AAPPE disponibiliza uma equipe de intérpretes de Libras para acompanhar o desfila e fazer toda a interpretação necessária para os foliões surdos.

Segurança

São esperadas cerca de 300 pessoas entre usuários, familiares e colaboradores da AAPPE e do Ires, durante o desfile do bloco carnavalesco, que fará um percurso de 1880 metros pelas ruas da Jatiúca. Para garantir a segurança e a mobilidade urbana da região e dos foliões que estiveram presentes para celebrar o carnaval, o AAPPE Fest Folia contará com o apoio de uma equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que orientará todo o percurso do desfile.  

Programação

A concentração para o bloco acontece das 13h às 14, em frente ao Ires, na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, nº 66, no bairro da Jatiúca. Durante o momento, será realizado o Cantinho da Beleza, com maquiagem e pintura fácil para as crianças e um DJ para animar os pequenos. A partir das 14h, o bloco dará início ao desfile, com muita animação e um mini trio elétrico, que será comandado pela banda Brincantes, principal atração do evento. 

Conheça mais sobre a AAPPE

Há 33 anos, a Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) está presente em Alagoas, estado da região Nordeste do Brasil, com o objetivo de transformar vidas, promovendo a cidadania, a acessibilidade e a inclusão. 

Durante essas três décadas, a instituição vem cumprindo a missão de contribuir com uma sociedade mais justa, oferecendo serviços médicos e de reabilitação gratuitos à população, com foco principal em atender as necessidades das pessoas com deficiência.

O IRES: uma porta para um futuro melhor

Além da área da saúde e assistência social, a AAPPE atua também a partir do pilar educacional, através do Instituto Bilíngue de Qualificação e Referência em Surdez (Ires), um projeto idealizado e desenvolvido pela instituição e que hoje se tornou um meio de oportunidades e inclusão no mercado de trabalho para centenas de pessoas com deficiência auditiva em Alagoas.

O Instituto nasceu com o objetivo de minimizar os prejuízos linguísticos da pessoa surda, estimulando-a desde os anos iniciais de vida, colocando-a em contato direto com a sua língua materna, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), além desse contato, o Ires promove a inclusão do surdo no mercado de trabalho, para que este possa exercer sua cidadania como qualquer outra pessoa. Atualmente, o Ires atua nas seguintes áreas: educação, qualificação e inserção profissional, empregabilidade, defesa dos direitos e da comunicação dos surdos.