Entretenimento

Abí Axé Ebgé promove 1º Encontro de Tradições de Delmiro Gouveia

Por Assessoria 20/02/2020 09h09
Abí Axé Ebgé promove 1º Encontro de Tradições de Delmiro Gouveia

O equipamento cultural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Abí Axé Ebgé, realiza na próxima quinta-feira, dia 20 de fevereiro, o 1º Encontro das Tradições, com os blocos carnavalescos de Delmiro Gouveia: Bafo da Cana, Escola de Samba Unidos da Pedra Velha e Orquestra Carretel de Frevo. O evento acontecerá em frente a antiga lojinha da fábrica pedra, das 18 horas às 22 horas.

A iniciativa faz parte da programação das prévias de carnaval do grupo, que desde do ano passado aposta nos ensaios abertos como forma de integrar ainda mais a população, além de contribuir para divulgar o desfile oficial do grupo, que será no sábado, 22 de fevereiro. “ O ensaio aberto é uma das nossas propostas de apresentar um carnaval alternativo, que valorize a nossa musicalidade e ancestralidade. O Encontro das Tradições vem com essa iniciativa, pra mostrar que podemos sim ter na nossa cidade um carnaval multicultural, que mantenha viva as nossas tradições, ao tempo em que lutamos por direitos e liberdade de expressão. É a luta antirracista ocupando todos os espaços”, explica Ellen Cirilo, secretária e vocalista do Abí Axé Ebgé.

Dentro dessa programação, no último dia 14 de fevereiro, eles realizaram um ensaio aberto, em frente ao Miraburger, e muita gente que ainda não conhecia o trabalho do Abí Axé Ebgé compareceu: “Eu fiquei encanta! Não conhecia o trabalho deles e achei incrível, principalmente a dança. Inclusive me deu vontade de participar, acho que projetos como esse só acrescentam na sociedade. E realmente faltava algo assim em Delmiro Gouveia”, falou a estudante de Ciências Biológicas, Gabriela Rodriguês.

O Abí Axé Ebgé tem 6 anos de fundação e surgiu por meio da associação de ensino, pesquisa e extensão, com eixo também nas expressões artísticas negras, como estética, canto, percussão e dança. Atualmente, no período de carnaval, o equipamento cultural torna-se um grupo de Afoxé e usa esse espaço de forma pedagógica e política, a fim de lutar contra a intolerância religiosa, o racismo, machismo, homofobia e todo tipo de preconceito, orientando inclusive, sobre a importância de denunciar ações que vão de encontro aos direitos humanos.

De acordo com a secretária e percursionista do grupo, Raylane Correia de Carvalho, esse ano o grupo trará muitas novidades e emoções para avenida. “Para o nosso terceiro desfile de carnaval estamos preparando algumas surpresas. Esta edição, assim como as anteriores, foi pensada, planejada e discutida com muito empenho e carinho. Teremos um formato um pouco diferente, entretanto com o mesmo brilho e glamour. Nosso cortejo será um espetáculo único e encantador, mesmo para aqueles que já nos seguem há bastante tempo. Nosso objetivo é ressaltar a beleza negra, dando destaque aos nossos membros, que são símbolos de resistência e empoderamento”, explicou Raylane.