Agro

Mais de 250 feirantes iniciam 19ª Feira da Reforma Agrária em Maceió

Toneladas de alimentos já ocupam a Praça da Faculdade, no bairro do Prado, na capital alagoana

Por Assessoria 05/09/2018 14h02
Mais de 250 feirantes iniciam 19ª Feira da Reforma Agrária em Maceió
Foto: Assessoria

As primeiras horas do dia já foram ocupadas pelos cheiros, sabores, cores e animação da Feira da Reforma Agrária em Maceió. Já em sua 19ª edição, a Feira em 2018 conta com a participação de mais de 250 feirantes vindos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária de todas as regiões do estado. A abertura oficial está prevista para às 18 horas da noite de hoje (05).

“A praça já está tomada pelos frutos da luta pela terra em Alagoas”, destacou Margarida da Silva, da Direção Nacional do MST. “Esse ano a nossa Feira superou as expectativas, no número de feirantes e também na variedade de produtos. Quem vier na praça esses dias vai encontrar um pouco de tudo: macaxeira, batata, laranja, banana, farinha, artesanato, além das mudas de plantas frutíferas e ornamentais, tapioca, bolos e doces”.

Com programação até o próximo sábado (08), a Feira organizada pelo MST já supera os números da última edição, realizada em 2017. “A nossa 19ª edição é a consolidação da Feira no calendário da capital. Quem passa por aqui consegue enxergar de perto o que é produzido nas áreas da Reforma Agrária em nosso estado”, comentou Margarida.

Comercializados abaixo do preço do mercado convencional, a Feira agrada quem passa por ela. “Eu adoro essa Feira, não perco nenhum ano”, disse Elita dos Santos, com as sacolas já cheias de laranja, batata, graviola e banana. “Esse ano a Feira tá um barato, os preços e os produtos estão ótimos”, comentou a visitante da Feira.

“Queremos por mais um ano estreitar o diálogo com a população em Maceió. A Feira possibilita a melhor maneira de dialogar com uma diversidade de sujeitos sobre o papel e a importância da Reforma Agrária em nossa sociedade: a partir da produção de alimentos saudáveis de forma acessível ao povo”, explicou Margarida.

Programação

Repleta de novidades, a Feira esse ano conta ainda com o Restaurante Popular, com café da manhã, almoço e janta da culinária da roça, viveiro de mudas, venda de livros, além do Festival de Cultura Popular que, em 2018, conta com dois polos de atividades.

“Esse ano além do palco na praça central, temos o palco que está homenageando Raquel Xukuru-Kariri, liderança indígena de Alagoas. Esse palco deve funcionar todas as tardes, com uma diversidade de atividades e apresentações de grupos culturais, no meio da Feira”, destacou José Roberto, da coordenação do MST.

“Queremos com esse espaço destacar o papel da cultura na luta pela Reforma Agrária Popular”, comentou José Roberto.

Entre as atrações confirmadas, a Feira conta com a presença de Dona Zeza do Coco, Patrimônio Vivo da Cultura Alagoana, que sobe ao palco na noite de hoje (05), do artista Sem Terra Bento Forrozeiro, além de diversos artistas da terra que participam do Festival de Cultura Popular na Feira.