Agro

Curso de Inseminação vai ajudar a aumentar produtividade leiteira

Ao todo, são 15 alunos que estão participando da capacitação

Por Bccom Assessoria 13/09/2018 17h05
Curso de Inseminação vai ajudar a aumentar produtividade leiteira

Durante a programação da 36ª Expo Bacia Leiteira, produtores, estudantes e tratadores estão participando do Curso de Inseminação Artificial de Bovinos. A capacitação, que tem total de 40h/aula, teve início no início da semana e prossegue até a sexta-feira (15), pela manhã e tarde.

O curso, que é realizado no evento pela Secretaria de Estado da Agricultura, está sendo ministrado pelo médico veterinário da Adeal, Rogério Madeiro, que há 20 anos realiza orientações para a formação de novos inseminadores de bovinos. Ao todo, são 15 alunos que estão participando da capacitação, sendo cinco deles vindos de Pernambuco.

A inseminação artificial de bovinos já vem sendo realizada pela Seagri em parceria com o Sebrae Alagoas para conseguir melhorar a produção leiteira do estado, principalmente dos pequenos produtores. “Nosso principal objetivo aqui é conseguir aumentar a produtividade dos produtores de leite, para que possam vencer as dificuldades durante essa crise. Só com a produtividade é possível competir com outros produtores”, explica Madeiro.

Entre os fundamentos teóricos repassados estão a teoria sobre a inseminação artificial, vantagens de realizar a inseminação, manejo de ferramentas, reconhecimento do cio do animal e estudo do aparelho reprodutivo. A parte prática abordará o uso de botijão de nitrogênio, o procedimento e a prática de inseminação em vacas.