Agro

Adeal inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa

Vacinação ocorre durante todo o mês de novembro; deverão ser vacinados 500 mil animais com até dois anos de vida

Por Assessoria 31/10/2018 10h10
Adeal inicia segunda etapa da campanha de vacinação contra aftosa
Bccom Assessoria

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) inicia nesta quinta-feira, 1º, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa com a vacinação de animais na Fazenda Alto Verde, na zona rural de Maceió, a partir das 9h30.

De acordo com a Adeal, a vacinação, que se estenderá durante todo o mês de novembro, sendo encerrada no dia 30, será obrigatória apenas para bovinos e bubalinos na faixa etária de zero a 24 meses, imunizando aproximadamente 500 mil animais.

O lançamento contará com a presença da diretoria da Adeal, além de dirigentes da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura e de lideranças do setor produtivo do Estado de Alagoas.

Na primeira etapa da campanha, realizada em maio passado e onde todos os animais foram vacinados independente da idade, foi registrada uma cobertura vacinal de 95,56% dos bovídeos do Estado, o que corresponde a 1.042.673 animais imunizados.

Desde 2014, Alagoas conquistou a certificação internacional da OIE como zona livre a febre aftosa com vacinação. Nos últimos anos, o Estado vem obtendo uma cobertura vacinal acima dos 95%.

 Adeal informa ainda que, todos os produtores, independente de ter animais vacinais nesta etapa, devem comparecer aos escritórios da agência de defesa agropecuária para atualizar os dados cadastrais e fazer a atualização do rebanho.