Agro

Vaquejada do Milhão representa evolução do esporte

Evento acontece de 5 a 9 de dezembro, no Parque Vale Rico, em Pilar

Por Bccom Assessoria 06/12/2018 18h06
Vaquejada do Milhão representa evolução do esporte

O maior evento da raça quarto de milha de vaquejada  está acontecendo em solo alagoano. Se trata da Vaquejada do Milhão,  que começou na quarta-feira (5) e segue até domingo (9), no Parque Vale Rico, no Pilar.

O evento representa a evolução do esporte vaquejada em  contextos de iclusão social,  economia e  lazer, segundo criador Cícero Andrade.  “Motivado pela paixão ao cavalo e ao esporte,  materializamos a vaquejada do entretenimento e sua evolução. Essa cultura secular que mexe com a alma do nordestino cresceu e pede passagem para desmistificar todos as rotulações”,  explicou.

Com uma megaestrutura, com um Parque de 390 mil m², a Vaquejada impressiona pelo fato inédito de distribuir R$ 1 milhão aos seus participantes, em nove categorias. O vaqueiro Adelanir Américo, da Paraíba. “Corro vaquejada desde oito anos e ainda não tinha visto  uma estrutura tão completa quanto essa.  Conforto para os animais, estrutura, acomodações e suas pistas de vaquejada para acomodar tanta gente”, reconhece o vaqueiro.

Além do recorde da premiação, a  Vaquejada do Milhão também é campeã de emissão de senha,  com o total de 1770.  Participam das disputas 2,5 mil cavalos e mais 2 mil bovinos.

Para cuidar da tropa, segundo o veterinário Cícero  Oliveira, a Vaquejada dispõe de 15 profissionais da medicina veterinária  e  seis avaliadores de bem estar animal em pista.

 “A equipe médica guia todo processo de certificação de sanidade durante todos os dias de festa para evitar alastramento de doenças. O parque possui um lavatório coletivo disponível para as equipes. Na pista, em defesa dos animais, além do seu próprio vaqueiro está o juiz especializado”, informou.

Diversão

Com atrações para todos os públicos, a Vaquejada do Milhão conta com a maior roda gigante transportável da América, passei de balão, fazendinha, apresentações multiculturais, palestras, espaço gourmet  e  brinquedos infantis.

Em negócios, o evento traz como principal atração  o 3º Leilão Vale Rico com 43 lotes da raça quarto de milha de linhagem de vaquejada. A tropa conta potros, potras, matrizes e doadoras filhos de animais provados no esporte.  Em material genético, serão vendidos ventres para livre acasalamento das melhores éguas do Brasil: Primadona Eternaly MV, Suprem Dash, Eternala Roxa, Bahamas Apolo e Rica Touro. O garanhão Diego Steel comandará as vendas de cobertura por mais um ano.