Agro

Recria de novilhas incentiva pecuária entre associados da Pindorama

Por BCCOM COMUNICAÇÃO 08/12/2018 15h03
Recria de novilhas incentiva pecuária entre associados da Pindorama

O projeto de recria de novilhas em Pindorama prepara fêmeas nelore e angus, de genética leiteira provada, para reprodução por meio de transferência de embriões efetivados por touros melhoradores.

No total, 153 novilhas trabalham como receptoras desde maio desse ano. O 1º lote de bezerros de embrião, com 38 animais, foi apartado no último dia 28 de novembro. A criação da central de novilhas, segundo o coordenador Jeferson Santos, tem o objetivo de incentivar a produção leiteira na região.

“A proposta é entregar ao associado o animal de alto valor genético e pronto para produzir leite, evitando que esse produtor adquira produtos sem procedência e venha ter prejuízo”, descreveu Santos.

De acordo com a dinâmica do projeto, os produtores devem receber as primeiras novilhas melhoradas geneticamente próximo a um ano de idade. A cooperativa estuda as condições de contrapartida para aquisição, podendo ser até no repasse de leite.

“O resultado das transferências tem sido excelente, gerando animais de fato desenvolvidos e adaptados. Vamos amadurecer a proposta para fortalecer a cadeia leiteira na região”, analisou o presidente da Cooperativa, Klécio Santos.