Agro

CPLA comemora aprovação de PL que altera limite do PAA Leite

Por Bccom Comunicação 14/12/2018 10h10
CPLA comemora aprovação de PL que altera limite do PAA Leite

O presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro,  comemorou a aprovação, nesta semana,  da emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição  de leite  no Programa de Aquisição de Alimentos  (PAA) do governo federal (ECD1/2018). A nova regra prevê a  coleta mínima de 35 litros diários.

“Esse possível  mudança de regra vai trazer um novo ânimo para os produtores, principalmente entre os agricultores familiares que enfrentam dificuldades de escoamento da produção. Essa medida  incentiva a cada vez mais o pequeno produtor procurar o seu melhor, investindo em qualidade técnica e animais”,  lembra Aldemar Monteiro.

Atualmente  o volume leiteiro no PAA se resume ao fornecimento de apenas 18 litros por dia o que, segundo Aldemar, inviabiliza economicamente e desestimula a produção. “A realidade é que os pequenos produtores já coletam o triplo desse valor, gerando uma ociosidade pela falta do que fazer com o excedente. Essa possível mudança chega para revitalizar e imprimir mais competitividade ao setor”, analisou.

De autoria do senador Cassio Cunha Lima (PSDB/PB),  o projeto original propunha o limite mínimo de 150 litros a ser adquirido pelo governo. Após o parecer positivo dos congressistas, o projeto seguirá para sanção presidencial.