Agro

Renan Filho assegura recursos para pagar programa do leite

Governador assegurou continuidade do programa em Alagoas

Por Redação com Jornal de Alagoas 09/01/2019 21h09
Renan Filho assegura recursos para pagar programa do leite
Foto: Aldemar Monteiro conversou com Renan Filho sobre a continuidade do programa do leite em Alagoas

O Programa do Leite não vai parar em Alagoas. A garantia, mais uma vez foi dada pelo Governo de Alagoas, que assegurou a regularização dos repasses de recursos para sua manutenção nos próximos dias. De acordo com gestores de cooperativas e associações, devido a problemas orçamentários do Estado no final do ano passado, o pagamento aos agricultores familiares está atrasado há seis quinzenas. Diante das dificuldades, muitos produtores estavam pensando em desistir.

O governador Renan Filho conversou, nesta quarta-feira, 9, com o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, CPLA, Aldemar Monteiro e garantiu a liberação de recursos para pagamento aos agricultores familiares que participam do Programa do Leite em Alagoas. São mais de 3 mil produtores que fornecem o leite através de mais de 100 associações e seis cooperativas.

“O governador nos tranquilizou. O novo Orçamento do Estado deve ser sancionado esta semana. Com isso, ele adiantou que o governo deve normalizar os pagamentos até próxima semana”, explica Monteiro.

Além de assegurar o pagamento do leite já entregue, o governador também se comprometeu, mais uma vez, com a continuidade do programa em Alagoas. “A manutenção está garantida pelo Estado. Apesar disso, vamos ter que trabalhar junto com a nossa bancada federal para assegurar os recursos da União. O programa, na verdade, é mantido por um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Agricultura. É fundamental que o governo federal também assegure os recursos para que não exista risco de interrupção do fornecimento de leite que atende hoje cerca de 80 mil famílias carentes em Alagoas”, aponta o presidente da CPLA.

Segundo Aldemar, os produtores não esperavam outra atitude do governo alagoano. “É importante ressaltar que Renan Filho sempre esteve ao lado dos produtores e foi até hoje o que mais aportou recursos para o programa, aumentando a contrapartida do Estado quando houve em vários momentos a redução de recursos federais. Nós acreditamos na continuidade do programa e sabemos que o governador estará junto com os agricultores familiares nessa luta, tanto que ele, além de assegurar a liberação dos recursos estaduais, já se colocou á disposição para atuar junto com a bancada federal em favor da liberação de novos recursos em Brasília”, afirma Monteiro.