Agro

Safra de cana 18/19 entra na reta final em Alagoas

Duas unidades já encerram as atividades e mais uma deve finalizar ainda neste mês de janeiro

Por Assessoria 24/01/2019 14h02
Safra de cana 18/19 entra na reta final em Alagoas

 As primeiras unidades industriais das 15 que participam deste ciclo da cana em Alagoas – Santa Maria e Taquara – já finalizaram a moagem neste mês de janeiro.

A Santa Maria, que esteve um funcionamento no período de 25 de setembro a 11 de janeiro, moeu pouco mais de 304 mil toneladas de cana. Em comparação ao ciclo anterior, quando a produção final foi superior a 395 mil toneladas, houve uma variação negativa de 23%.

Já no caso da Taquara, que permaneceu em operação no período de 13 de setembro a 15 de janeiro, foram processadas mais de 217 mil toneladas. Ante a safra passada, quando o acumulado foi de quase 191 mil toneladas, foi registrado um crescimento de 14%.

Ainda de acordo com dados repassados pelo Sindaçúcar-AL, ainda neste mês de janeiro a safra deverá ser finalizada também pela usina Leão, na próxima sexta-feira, dia 25, com uma previsão de crescimento de 54%.

Em fevereiro, mais seis usinas anunciaram que estarão finalizando a safra e outras quatro em março, além de duas em abril.

Diante da expectativa de safra apresentada pelas unidades industriais, a moagem deve ser encerrada dentro da previsão inicial apontada pelas entidades do setor sucroenergético, totalizando mais de 16 milhões de toneladas de cana moídas.

No ciclo 17/18, considerada a menor safra da história do setor sucroenergético do alagoano, foram processadas apenas 13,7 milhões de toneladas de cana. Com isso, o setor estima uma variação positiva de crescimento na casa dos 16,5%, sendo acrescida uma produção estimada de açúcar de 1,2 milhão de toneladas e mais de 467 milhões de litros de etanol.

Fornecedores

Segundo informou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho, até o dia 31 de dezembro, as usinas alagoanas já haviam esmagado mais de 10 milhões de toneladas de cana e, deste total, cinco milhões haviam sido de produtores rurais.

“Estes dados mostram a importância dos fornecedores de cana que são responsáveis por praticamente 50% da safra do Estado. Diante do cenário que se apresenta, esperamos que a moagem possa atender a expectativa do setor e possa alcançar algo em torno de 15 milhões de toneladas de cana”, declarou Edgar Filho, que apresentou uma expectativa final de safra um pouco mais modesta da divulgada pelas usinas.

Tags: