Agro

Chuva de janeiro renova ânimo do fornecedor de cana

Desde setembro do ano passado, quando teve início a safra 18/19, até dezembro foram registrados 139,2 milímetros de chuva na região canavieira do Estado.

Por Assessoria 25/01/2019 16h04
Chuva de janeiro renova ânimo do fornecedor de cana

A chuva que desde os primeiros dias de 2019 vem caindo com certa frequência em Alagoas, renova o animo dos produtores rurais e, em especial, dos fornecedores de cana que apostam nos índices pluviométricos para ter um próximo ciclo da cana com maior produtividade.

“Estamos com um período bom de chuvas agora em janeiro. Estão sendo registrados índices pluviométricos bem espaçados que é um sinal positivo para as socarias e para a próxima safra da cana em Alagoas. A quantidade de chuva que cai na região canavieira vem correspondendo bem as nossas expectativas”, afirmou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho.

De acordo com o levantamento apresentado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, desde setembro do ano passado, quando teve início a safra 18/19, até  dezembro foram registrados 139,2 milímetros (mm) de chuva na região canavieira do Estado.

Segundo a planilha, nos meses de setembro (36,3 mm) e outubro (2,9 mm) os índices pluviométricos ficaram abaixo da média histórica que é, respectivamente, 99,5 mm e 67,2 mm.

O estudo informa ainda que em janeiro a média histórica registrada é de 74,3 mm, tendo sido registrado em janeiro de 2018 uma precipitação pluviométrica de 126,2 mm.

Com isso, no ano de 2018, o volume total de chuva na região canavieira alagoana foi superior a 1.404 mm, registrando nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, além de novembro e dezembro índices pluviométricos acima da média histórica.