a Alagoas tem o 20º rebanho do país | Jornal de Alagoas

Rural

Alagoas tem o 20º rebanho do país


Fonte: Assessoria

26/01/2019 13h00

Dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) – a principal representante do setor nas áreas internacionais de regulamentação comercial, exigências sanitárias e abertura de mercados – apontam que Alagoas tem o 20º maior rebanho de bovinos do Brasil.
De acordo com o sumário divulgado pela entidade, referente ao ano de 2018, Alagoas conta com 1,2 milhão de animais, o que representa 0,57% do rebanho total do país. Ainda segundo o levantamento, o crescimento do rebanho alagoano nos últimos 11 anos chegou a 23,75%. 
O Estado conta com mais de 45 mil propriedades rurais onde há algum tipo de criação de bovídeos. A ABIEC informa ainda que, do total do rebanho alagoano, 64,74% é exclusivamente destinado ao abate.
Diante do quadro apresentado, o rebanho alagoano é maior que os existentes nos Estados da Paraíba; Sergipe; Rio Grande do Norte; Raraima; Distrito Federal e Amapá.
O Estado com o maior rebanho bovino do Brasil é o Mato Grosso com 31,1 milhões de animais, o que representa mais de 14% do plantel nacional, sendo 94,60% do rebanho formado por animais de corte.
Segundo o levantamento da entidade, o rebanho nacional é formado por mais de 221 milhões de animais com crescimento do plantel superior a 206% nos últimos 11 anos. Com criatórios em mais de 2,6 milhões de propriedades rurais. Deste total de cabeças, 74% tem como destino o abastecimento do mercado de carne.


Compartilhe