Agro

Diretoria da Fetag/AL discute prioridades da agricultura familiar para o Plano Safra

A Federação esteve presente na reunião que aconteceu em Brasília/DF, nesta quinta, 14

Por Assessoria 15/02/2019 13h01
Diretoria da Fetag/AL discute prioridades da agricultura familiar para o Plano Safra
Foto: Divulgação
A Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Alagoas (Fetag-AL)  esteve  presente na reunião de preparação da pauta da agricultura familiar para o Plano Safra 2019/2020, em Brasília/DF, nessa quinta-feira,14. 
 
Segundo o representante da Fetag-AL,  o secretário de Políticas Agrícolas, Robério Oliveira, a reunião, abordou as prioridades da agricultura familiar para o Plano que atende mais de 40 milhões de agricultores. Entre os temas estão a ampliação de programas de habitação rural, aumento de recursos dos programas sociais da área,  fortalecimento no serviço de assistência técnica aos agricultores e acesso aos créditos com menores juros. A construção da  pauta da agricultura familiar atende a solicitação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
 
"As federações fecharam suas pautas e vamos negociar com o governo federal para que os programas essenciais para o agricultura familiar sejam fortalecidos e contem com os recursos necessários", informou Robério. 
 
O diálogo com o governo será, segundo Robério, importante para manutenção da agricultura familiar bem como para  o acesso ao crédito e para o pleno funcionamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "A agricultura familiar tem sofrido com a insuficiência de recursos e a alta de juros, que precisam de uma política de redução urgente.  Que  possamos, nesse Plano Safra, garantir ações prezem pela estabilidade na produção e promova qualificação", alegou o dirigente da Fetag-AL.