Agro

Entidades protestam contra extinção do Consea

A manifestação contou com a participação de representantes da Fetag/AL e CPLA

Por Assessoria 28/02/2019 11h11
Entidades protestam contra extinção do Consea
Foto: Sinteal

O presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Alagoas – Fetag/AL, Givaldo Teles, além de demais dirigentes da entidade de classe participaram, na manhã desta quarta-feira, 27, um protesto contra a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

Denominado de “Banquetaço”, o ato público foi realizado em frente a Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na praça Dom Pedro II. A manifestação, que contou também a participação de representantes da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e de demais entidades de movimentos sociais, fez um alerta à classe política e a sociedade em geral sobre os riscos da extinção do Consea, por meio da Medida Provisória (MP) 870, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Além da realização de uma feira de produtos orgânicos, no protesto também contou com na programação com apresentações culturais.

“A extinção do Consea é ilegal, viola o princípio da vedação do retrocesso social, o princípio da participação popular, do estado democrático de direito e, consequentemente, o direito humano à alimentação adequada”, afirmou Ricardo Ramalho, um dos representantes do Consea.

O Consea era composto por 1/3 de representantes de órgãos do Poder Executivo e 2/3 de representantes da sociedade civil de diferentes setores.