Agro

Reunião do Consecana avalia safra 18/19

O encontro será realizado na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), a partir das 10h da manhã

Por Assessoria 06/03/2019 16h04
Reunião do Consecana avalia safra 18/19

Integrantes do Conselho de Produtores de Cana-de-açúcar e Etanol dos Estados de Alagoas e Sergipe (Consecana-AL/SE) promovem, nesta sexta-feira, dia 08, uma reunião para avaliar o andamento e finalização da safra 18/19. O encontro será realizado na sede do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), a partir das 10h da manhã.

Apesar das reuniões serem mensais, a cada seis meses, todos os integrantes do conselho dos dois Estados se encontram para fazer uma avaliação técnica da moagem. “Estas reuniões são sempre realizadas no começo e final da safra e no fechamento da ATR, em agosto. Faremos um balanço sobre a comercialização dos produtos e sobre o nosso mix do ano”, declarou o presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Estado de Alagoas – Asplana, Edgar Filho.

O Consecana é o sistema que define a remuneração do produtor de cana a partir do índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR). O ATR é todo o açúcar que não se perde durante o processamento industrial da cana.

Mensalmente, com base em informações repassadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo (CEPEA / ESALQ / USP), o conselho divulga os valores do ATR, além dos preços dos produtos que fazem parte do mix da cana-de-açúcar.