Agro

Fetag/AL fortalece movimento contra privatização do BNB

Privatização do Banco do Nordeste Brasileiro afetará agricultura familiar de Alagoas, segundo Fetag/AL

Por Blog do Edivaldo Junior 07/03/2019 10h10
Fetag/AL fortalece movimento contra privatização do BNB
Foto: Divulgação

Representando mais de 100 mil agricultores de Alagoas, a Fetag/AL se mobiliza para fortalecer o movimento contra a privatização do Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). Nesta semana, o secretário Robério Oliveira, esteve reunido o gerente de Pronaf do BNB, Carlos Henrique, em Batalha, para avaliar os impactos da privatização.

“A privatização ou fusão do Banco do Nordeste será mais uma porta fecha e representa o início da derrocada do setor. O agricultor vai ficar desamparado em inúmeros serviços financeiros , julgados substanciais para rotatividade de produção”, alerta o secretário Robério Oliveira, da pasta de Políticas Agrícolas.

Segundo a Federação, a mudança no Banco do Nordeste vai acarretar falta de subsídios para fomento da atividade agrícola. No plano do governo, o banco federal também terão suas agências reduzidas por região.

“O BNB é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, sendo a principal fonte de crédito que possibilita agricultores familiares produzir alimentos e se manterem competitivos”. Teremos um prejuízo incalculável, uma escassez geral de recursos. São milhares de famílias sem poder recorrer a esse braço financeiro”, chamou atenção.

A Fetag/AL informa que fará audiências públicas em todos as regiões do estado para alertar a população sobre as perdas iniciais com a redução do número de agências e prestação de serviços federais.