Agro

Nomeação de Ronaldo Lessa para a Agricultura gera expectativas no setor

A expectativa é de diálogo e parceria, além do reconhecimento da ação que ele teve no setor

Por Blog do Edivaldo Junior 10/03/2019 16h04
Nomeação de Ronaldo Lessa para a Agricultura gera expectativas no setor
Foto: Internet

A nomeação do ex-governador Ronaldo Lessa para a Secretaria de Agricultura teve reações apócrifas registradas em alguns sites locais nos últimos dias de forma negativa.

“Ele sabe o que é um pé de feijão?”, teriam criticado alguns líderes rurais não identificados.

Mas a reação dos dirigentes do setor produtivo rural e da agricultura familiar foi outra.

Em resumo, a expectativa é de diálogo e parceria, além do reconhecimento da ação que ele teve no setor, seja como ex-governador ou ex-deputado federal – como veremos a seguir.

Antes um registro importante. Mesmo com o governador do momento ouvindo o setor produtivo aqui e acolá, a Pasta da Agricultura sempre foi política.

Por lá passaram ex-prefeitos, ex-deputados, presidentes de partidos e até vereadores de Arapiraca, sempre indicados politicamente.

Mesmo os secretários com perfil considerado mais técnico, a exemplo de Álvaro Vasconcelos ou Antônio Santiago, que estiveram lá recentemente, foram indicados politicamente.

Tem sido assim – pelo que sei – ao menos nas últimas três décadas.

Diálogo e parceria

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida, declarou que a entidade, que representa os produtores rurais alagoanos, dará apoio ao novo secretário de Agricultura.

“Desde que o ex-governador deseje, a nossa instituição estará dando todo o apoio naquilo que for necessário e também através do Senar-AL, na qualificação da mão de obra que vem realizada em todo o Estado de Alagoas no meio rural”, adianta.

Almeida avalia que Lessa poderá ter uma passagem positiva pela Pasta: “tenho certeza que com a experiência e o prestígio que ele adquiriu ao longo do tempo, como governador de Alagoas por dois mandatos, contribuirá e muito para o desenvolvimento do nosso segmento”.

Almeida lembra, ainda, q qualquer política a ser coloca em prática em qualquer secretaria estadual “com todo o respeito a capacidade individual de cada um, seguirá a orientação do governador Renan Filho. Ao longo dos anos, ele tem demonstrado uma parceria muito grande com o setor produtivo rural. Com isso, estamos muito tranquilos com essa decisão e nos mantemos a disposição do governo para manter esta parceria também com o ex-governador e atual secretário de Agricultura Ronaldo Lessa”, reforçou.

Para a Federação dos Trabalhadores Rurais e dos Agricultores e Agricultoras de Alagoas (Fetag/AL), o momento é de abrir o diálogo: “Esperamos que seja um aberto um diálogo com a Federação. Sabemos da capacidade do Ronaldo Lessa e esperamos uma abertura para todos os movimentos sociais”, diz Givaldo Teles, presidente da Fetag-AL.

A nomeação de Lessa também foi recebida com otimismo pelo presidente da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas.

“Como governador e como deputado federal ele ajudou muito o nosso setor, a exemplo de ações como a entrega de adubos em 2003 para os pequenos produtores, além de avanços na área de agricultura. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, sempre nos atendeu muito bem e com total atenção”, lembra Edgar Filho, presidente da Asplana.

O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, destaca experiência de Ronaldo Lessa, apesar dele não ser da área: “vamos torcer para dar certo, para ser parceiro. Ele criou o programa do leite. Tem uma certa história boa dentro do processo da agricultura. Não é uma pessoa tao alheia ao setor. Independente da questão politica sempre foi um grande admirador, um grande entusiasta da Cooperativa Pindorama. Sempre tivemos um bom relacionamento e acreditamos que esse será o tom na Agricultura”, afirma.

Para o presidente da Cooperativa da Produção Leiteira de Alagoas, Aldemar Monteiro, a pecuária leiteira e a agricultura familiar serão beneficiadas com Lessa. “Estamos todos felizes em receber o ex-governador, que pensa muito no social e foi o criador do programa do leite em Alagoas. Ele sabe da necessidade da agricultura familiar”, afirma.