Agro

Raça Santa Gertrudis conquista criadores do Nordeste

A Raça supera as expectativas quando o assunto é cruzamento industrial

Por Assessoria 13/03/2019 19h07
Raça Santa Gertrudis conquista criadores do Nordeste

O mercado de gado de corte está cada vez mais exigente. E quem procura produtividade sabe que precisa investir no melhoramento do plantel. O cruzamento entre raças tem sido uma opção para os criadores e a raça Santa Gertrudis supera as expectativas quando o assunto é cruzamento industrial. 

É o caso do criador Marcos Melo, que apostou no reprodutor Santa Gertrudis para cobrir a vacada da Fazenda Bandeira, que fica no município de Capela/AL. “Esse ano quando fomos fazer a estação de monta, introduzimos sêmen do reprodutor Justus da Mangabeira e também do reprodutor que adquirimos em Sergipe. O resultado  está excelente.  Eles estão ganhando uma arroba por mês. A adaptação é muito boa. Ouvia falar sempre, mas agora é comprovado”, explica Melo. A Fazenda é especializada em produzir bezerros para repasse.

A boa genética veio da Fazenda Mangabeira, de Sergipe. O local produz animais que conseguem atender os planteis de todo o país. O comando fica por conta do criador Gustavo Barreto, que vai disponibilizar a cabeceira do seu rebanho durante o Leilão 3 Histórias, no dia 22 de março, às 20h, no Parque de Exposições João Cleófas, em Aracaju/SE.

“Nós estamos completando 40 anos de gado Santa Gertrudis e acreditamos no potencial da pecuária do Nordeste. Por isso, vamos disponibilizar essa genética. Será um leilão comemorativo e os clientes terão bonificação e facilidades com o frete”, afirma Gustavo Barreto. 

O médico veterinário Leonardo Pinto, da Start Soluções, adianta que será uma boa oportunidade de adquirir a genética. “O gado Santa Gertrudis tem a produtividade do gado europeu com a rusticidade dos zebuínos. A bezerrada cresce com a carcaça moderna, com ótimo marmoreio e já está pronta para apartar com  um arroba e ½  acima da bezerrada tradicional. Isso é um retorno para o bolso do produtor”, atenta Leonardo. 

 

O Leilão 3 Histórias faz parte da programação da 7ª Feira de Agronegócio do Estado de Sergipe (Faese). Durante o leilão serão ofertadas outras duas raças de gado: o Guzerá e o Nelore, além do Santa Gertrudis.