Agro

Fazenda Mangabeira disponibiliza gado para cruzamento industrial

Evento ocorre no Parque de Exposições João Cleófas

Por Assessoria 20/03/2019 15h03
Fazenda Mangabeira disponibiliza gado para cruzamento industrial
Foto: Giro do Boi

A Fazenda Mangabeira, berço do rebanho Santa Gertrudis do criador Gustavo Barreto, oferta na próxima sexta-feira (22), a partir das 20h, lotes da cabeceira do seu rebanho. O II Leilão 3 Histórias, no Parque de Exposições João Cleófas, em Aracaju/SE.
Serão ofertados animais com genética trabalhada há 40 anos, um trabalho que já rendeu touros em centrais para produção de sêmen, como Justus da Mangabeira, animais vencedores da prova de peso da CRV Lagoa 2018, como o Fogo Mangabeira, além de matrizes selecionadas pelo alto grua de marmoreio validado pela ultrassonografia de carcaça.
“É um garantia de investimento, com gado criado 100% a pasto”, atenta Gustavo Barreto. Ele lembra que os criadores têm procurado cada vez mais investir em melhoramento na hora do gado produzir. Através do cruzamento entre raças, os pecuaristas encontram resultados satisfatórios.
O criador alagoano Arthur Rossiter, da Fazenda Bandeira, especializada na produção de bezerros para recria, apostou em touros Santa Gertrudis no cruzamento industrial para o rebanho que vive em Capela/AL. “A bezerrada cresce mais rápido. Ele sempre está com uma arroba a mais do que o Nelore puro para o abate. Os criadores que compram com a gente, gostam dos bezerros do cruzamento porque atingem a produtividade mais rápido do que o Nelore”, afirma Arthur.
O gado já chega pronto para ser solto na vacada e sua adaptação é garantida. “É uma experiência muito boa com a raça Santa Gertrudis. Os touros aguentam a campo e possuem uma libido muito boa. Em alguns casos, o reprodutor pode dar resultado de prenhes acima do esperado”, explica o médico veterinário Leonardo Pinto.
Durante o remate desta sexta-feira (22), serão ofertados fêmeas e machos da raça selecionados, provados e avaliados com resultado de excelência. As matrizes serão comercializadas com prenhes positiva, para quem deseja iniciar seu próprio plantel. O leilão faz parte da programação da 7ª Feira de Agronegócio do Estado de Sergipe (Faese). 

Serviço
O quê: II Leilão 3 Histórias
Quando: 22 de março, às 20h
Onde: Parque de Exposições João Cleófas (Aracaju/SE)