Agro

Secretários cobram do Estado a liberação de sementes

Reunião com Ronaldo Lessa ocorreu no início desta semana na Seagri

Por Assessoria 03/04/2019 18h06
Secretários cobram do Estado a liberação de sementes

Secretários municipais de agricultura de Alagoas estiveram reunidos, esta semana, com o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura do Estado, Ronaldo Lessa. Na pauta do encontro, que foi realizado na sede da secretaria, localizado no bairro do Centro, em Maceió, a liberação de sementes para o plantio.

De acordo com os gestores, as chuvas, em Alagoas, chegaram de forma antecipada, obrigando os agricultores familiares, que recebem estas sementes doados pelo governo, a agilizar o plantio.

“Estamos tendo em 2019 um ano incomum, onde o inverno está chegando mais cedo. Com isso, os municípios estão começando em todo o Estado o processo de corte e aração das terras para os agricultores que precisam das sementes. A nossa dúvida é de como será feita, este ano, a aquisição e distribuição das sementes”, afirmou Jorge Santana, presidente do Fórum Alagoano dos Secretários de Agricultura (FMSA).

Na oportunidade, o gestor da Seagri informou aos secretários que a compra das sementes depende da liberação de recursos por parte do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza – FECOEP.

“Mas, após a aprovação do FECOEP, existe ainda todo o tramite legal a ser executado como a abertura do processo de licitação, aquisição e teste de germinação. Tudo isso levará muito tempo. Se até o dia 20 de maio, a semente não chegar, para nós não é mais interessante”, alertou Santana que está solicitando uma agenda agora com o governador.