Agro

Pindorama incentiva melhoramento genético do rebanho dos produtores

Projeto se baseia no melhoramento do animal através de transferência de embriões

Por Assessoria 19/04/2019 09h09
Pindorama incentiva melhoramento genético do rebanho dos produtores

A Cooperativa Pindorama auxilia os pequenos produtores de leite no melhoramento genético do rebanho. A proposta é incentivar a produção, melhorando as condições de vida dos agricultores familiares na região de Coruripe. O projeto se baseia no melhoramento do animal através de transferência de embriões.

Desde o ano passado, a cooperativa tem adquirido vacas receptoras para intermediar a genética melhorada com o produtor. “O papel da Pindorama é disponibilizar ao pequeno produtor essa genética de qualidade para que ele consiga ter ganho na produtividade. Vamos realizar a entrega de 32 animais, que serão inseridos no rebanho dos pequenos produtores de leite da região”, explica o técnico agrícola da cooperativa, Jeferson Ferreira.

O aumento na produtividade fica entre 15kg a 20kg, a depender do manejo e alimentação do animal, esclarece o técnico. “A resposta vai de acordo com o ambiente em que ele é jogado. Mas nós estamos fornecendo informações aos produtores, dando treinamento para que eles saibam como usar esse animal no dia-a-dia”, atenta o técnico. Ele complementa confirmando que os produtores terão acompanhamento para que os resultados esperados sejam alcançados.

No projeto, são usadas vacas das raças Nelore e Angus, que são as receptoras que entregam o bezerro de forma mais rápida, na produção do animal Girolando ¾, que tem maior capacidade produtiva. Do rebanho preparado, já estão para serem entregues novilhas apartadas de oito a nove meses, com perspectiva de já estar produzindo em cerca de um ano.

“A Cooperativa tem um laticínio que recebe o leite produzido na região, tanto para o Programa do Leite quanto para a produção de manteiga. Essa é uma forma de assegurar a comercialização e renda do produtor. A ideia é que ele receba o animal e em contrapartida consiga pagar de acordo com a produção que conseguir”, afirma Jeferson.