a 9ª Expoalagoas Genética integra pecuária do Nordeste | Jornal de Alagoas

Rural

9ª Expoalagoas Genética integra pecuária do Nordeste


Redação
Fonte: Assessoria

17/05/2019 08h51

A Expoalagoas  Genética exposição promovida pela Associação dos Criadores e Alagoas (ACA), entrou  esse ano para o quadro das principais pistas de julgamento e feiras da pecuária nordestina. No calendário do primeiro semestre a exposição conseguiu reunir num só lugar as principais competições  das raças  santa Inês, com a Exposição Brasileira; do gir e girolando, recebendo a etapa final da Mega Leite e  o 7º Campeonato Nordestino do Mangarlarga Marchador. 

Durante a cerimônia de abertura realizada nesta quarta-feira, 15, na Casa do Criador, o presidente da ACA, Domício Silva, comemorou os primeiros resultados da exposição. “O parque tá lotado de animais, e vem sendo unânime entre todos os jurados de pista  a qualidade do rebanho e do plantel de equinos.  Isso mostra a força alagoana que não só exporta, mas que consegue influenciar o setor no Nordeste” definiu o presidente da ACA.

 Destaque no cenário nacional, a exposição alagoana trouxe para o Parque da Pecuária, em Maceió, criadores da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande  do Norte, Paraíba, Ceará e do Piauí. O evento, segundo a visão do pecuarista e vice-presidente da Federação das Indústrias de Alagoas, Zezinho Nogueira, possibilita a  integração entre diferentes cadeias produtivas do Nordeste.

“Exposição muito importante para o desenvolvimento do mercado, sendo o ponto alto que apresenta ao público o que de melhor a Região produz. Além de integrar todo Nordeste, a feira  serve como espaço de discussão de problemas, investimentos e avanço genético”,  pontuou Nogueira.

 O sucesso da genética alagoana no Nordeste, segundo o secretário  executivo da Pasta Estadual de Agricultura, Henrique Soares, contou com investimentos públicos feitos através de programas de melhoramento genético.

“Há muitos anos o estado escolheu o caminho do desenvolvimento genético com  a transferência de embriões e inseminação, trabalhando para que a genética e a produção aumentem tanto em carne quanto em leite. Temos animais frutos desses programas que produzem  40 litros de leite por dia, por exemplo. A  Expoalagoas vem justamente para mostrar ao mundo o potencial que Alagoas possui”, frisou. 

 

Programação

Nesta quinta-feira, 16, a  Expoalagoas Genética abriu  suas pistas de julgamentos para bovinos gir leiteiro e para raça  mangalarga marchados. O primeiro julgamento contará com  mais de 200 animais e o segundo levará ao Parque da Pecuária o total de 160 equinos, respectivamente.  Uma das novidades do dia foi a exposição de aves com animais exóticos e raras.  Nesta sexta-feira, 17, as atividades  da Expoaloagoas Genética serão retomada a partir da 8h com julgamentos de ovinos, bovinos e equinos. A partir das 14h30 a pista central  do parque recebe as competições do Campeonato Organact de Três Tambores. 

 

O Leilão Alagoas Santa Inês abre as atividades do Recinto de Leilões Ulisses Cansansção  nesta sexta-feira, 17. O evento oferta  23 lotes de ovinos dos rebanhos Titara, Cativa e Varrela. A batida do martelo tem início às 19h. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Agreste Leilões através do número (82) 3036-7070.

A entrada para visitar a 9ª Expoalagoas Genética custa R$ 5,00.  A Exposição segue até domingo,  dia 18.

 

 

Divulgação
Divulgação


Compartilhe