Agro

CPLA comemora conquistas dos produtores

Agricultores familiares aumentam produção através da Cooperativa

Por Assessoria 31/05/2019 16h04
CPLA comemora conquistas dos produtores
Assessoria

Um alimento completo e ideal desde a infância, o leite é um dos produtos mais procurados pelas famílias alagoanas. Por dia, as 40 associações ligadas à Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) recebem em média 40 mil litros de leite. Toda essa matéria-prima vem direto da roça. 
 
Lá em Mar Vermelho, os agricultores Pauliana de Oliveira e Jefferson Silva começaram a produzir leite há 10 anos. Hoje eles contam com oito vacas produzindo, chegando a tirar 100 litros de leite por dia. É da lida no campo, conta a produtora, que o casal tira a renda da família. "Aqui é nosso ganha pão. Acreditamos na melhora do preço do leite e assim a gente vai poder aumentar nossa produção. A gente não vai desistir. A gente tem fé", afirma Pauliana. 
 
Para incentivar os pequenos produtores de leite alagoanos, a CPLA busca sempre melhorias e ampliação de mercado, além de lutar pela continuidade de políticas públicas para os agricultores. "A gente sabe que esses produtores tiram seu sustento da atividade. Por isso, estamos perto deles. Incentivando e buscando através do Programa do Leite, do PAA e do PNAE que eles coloquem seu produto e tenham como escoar sua produção. Com a Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Batalha eles vão ter um local certo para comercializar sua produção. Nós já crescemos muito e estamos todos lutando juntos por mais melhorias", atenta o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro.
 
No campo, a cooperativa auxilia na assistência técnica, ajudando a inserir técnicas de manejo para melhorar a produtividade. O objetivo é conseguir aumentar a produção dos agricultores familiares, dando condições de subsistência. "Nossa expectativa é que a gente consiga comemorar o Dia Mundial do Leite por muitos anos e cada vez mais fazer com que nossos produtores produzam mais, cresçam e tenham renda", acredita Monteiro.