Agro

Inteligência Artificial economiza até 60% em pesticidas

O sistema visa otimizar a pulverização seletiva

Por Agrolink 21/06/2019 14h02
Inteligência Artificial economiza até 60% em pesticidas
Reprodução

Foi lançada no Brasil a ferramenta de Inteligência Artificial Cl4audIA, que otimiza a pulverização seletiva de agroquímicos e gera economia de até 60% dos pesticidas. “Máquinas que podem realizar tarefas que são características da inteligência humana, capazes de avaliar, aprender e resolver problemas tomando a melhor decisão em frações de segundos. A proposta parece futurista, mas já é realidade”, afirma a empresa responsável pela novidade: Agres Agricultura Inteligente, que é uma das líderes de mercado no segmento de tecnologias para Agricultura de Precisão.


“A indústria nacional deste setor já está percebendo que precisa se reinventar para não virar dinossauro. A competição só aumenta e sobreviverão somente os mais preparados. Então, apostamos bastante que ela será nossa parceira na difusão desta revolução”, sinaliza Rafael Klein, diretor comercial da empresa.

Inserida no IsoFarm, um produto da Agres, Cl4audIA vai trabalhar, inicialmente em duas atividades do plantio, a fertilização e a pulverização. “Com apoio de um sistema de visão embarcada e processadores de última geração, associados a nossa plataforma de IA preparada para selecionar plantas, um sistema de pulverização tradicional, por exemplo, se torna capaz de deixar a aplicação mais efetiva, atuando onde é realmente necessário. Esta pulverização seletiva traz um enorme potencial de economia, hoje de até 60% em insumos, além de ser ambientalmente mais responsável”, afirma o team leader e diretor de tecnologia da empresa, Ezequiel Kwasnicki, que por mais de dezessete anos trabalhou na IBM, empresa referência em inteligência artificial, com o Watson, plataforma de Inteligência Artificial reconhecida e utilizada amplamente no mercado. 

Ele complementa informando que todos os dados coletados nesta operação de pulverização, por exemplo, serão aplicados de forma verdadeiramente inteligente, e não apenas em relatórios descritivos ou em diagnósticos.

Inteligência Artificial (IA) não é mais uma onda, uma tendência, é uma realidade que está inserida na vida de todos e já está na agricultura de vários países, afirma Ezequiel. O projeto é tão inovador que já atraiu parceiros de peso, dentre os quais a NVidia e The Weather Company. A Cl4audIA vai aprender tudo sobre o solo, o clima e o tipo de planta e invasora que ocorrem na área e, ao repassar as informações, pode indicar recomendações de melhorias. 

“De posse destas informações o gestor poderá tomar as decisões em menor tempo e corrigir as falhas que aconteceram, gerando economia em todos os processos da lavoura”, assinala o diretor de tecnologia da Agres.

Para lançar Cl4audIA a empresa deve investir cerca de R$ 12 milhões, em cinco anos. A Agres disponibilizará, também, sua plataforma de Inteligência Artificial para todas as empresas de implementos que queiram embarcar nessa jornada, com produtos de catálogo ou com desenvolvimento de projetos personalizados, aplicando deep learning, machine learning e computer vision. 

“Trouxemos o futuro para o agora e queremos ser os parceiros dos produtores rurais na sua caminhada rumo ao aumento da sua produtividade”, finaliza o diretor comercial, Rafael Klein.