Agro

Kits do PAA são entregues em Messias

Governo de AL garantiu estrutura para Central do Programa

Por Agência Alagoas 24/07/2019 18h06
Kits do PAA são entregues em Messias
Reprodução

Para garantir uma estrutura adequada nas etapas de venda para a produção dos agricultores familiares, o secretário de Estado da Agricultura, Sílvio Bulhões, e o presidente da Emater, Elizeu Rêgo entregaram equipamentos para compor a Central do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do município de Messias.


A Central do PAA é o ponto principal de armazenamento, organização e distribuição dos alimentos comprados diretamente do agricultor familiar e que são destinados a instituições sociais cadastradas, oferecendo maior estrutura, por reunir uma série de equipamentos úteis para o escoamento das produções. O secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões, a Central do PAA tem trazido benefícios tanto para os pequenos agricultores familiares, como para a economia local, já que possibilita o escoamento da produção.


“Além de oferecer uma estrutura adequada para o armazenamento e comercialização dos produtos, passa a ser uma ferramenta importante para o fortalecimento da agricultura familiar”, reconhece Sílvio Bulhões, gestor da Seagri.


Para o presidente da Emater/AL, Elizeu Rêgo, Além do PAA, os agricultores familiares também irão aproveitar o espaço para escoar suas produções através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Segundo ele, em breve também será disponibilizado veículo de médio porte para o transporte dos produtos, facilitando a vida dos agricultores familiares.


O agricultor Reginaldo Guilherme, 70 anos, do assentamento Flor do Bosque, afirma que tanto a Central do PAA como as barracas para feira livre vão ajudar as famílias na venda de seus produtos como banana, laranja, abacaxi, limão, caju e ovos diretamente aos consumidores. “Esse apoio do governo e da prefeitura é muito importante para todos nós, melhorando a vida da gente que vive do campo”, comemora Reginaldo.


A líder do assentamento Flor do Bosque, Maria José, explica que a chegada das barracas e a estrutura da Central do PAA vão contribuir para escoar a produção, ajuda o pequeno agricultor e melhora a qualidade de vida dos que vivem da agricultura familiar.


Luiz Emílio Omena, prefeito de Messias, destaca a cooperação técnica entre o governo, por meio da Emater e Seagri, que além de beneficiar a comunidade, vai fortalecer a agricultura familiar da região. “Quando os governos estadual e municipal se unem, quem ganha é a população”.


Estrutura

Com a parceria firmada entre a Emater e o município de Messias, foi disponibilizado o Kit do PAA, composto por computador, impressora, mesa, cadeiras de escritório, freezer, balança para pesagem, caixas de transporte e estruturas de armazenamento.


Por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), também foram entregues barracas padronizadas para feira livre aos agricultores do assentamento Flor do Bosque.