Agro

Asplana aposta no sucesso da safra 19/20

A previsão é que sejam processadas mais de 18 milhões de toneladas de cana

Por Assessoria 07/08/2019 15h03
Asplana aposta no sucesso da safra 19/20
Reprodução

Com uma precipitação pluviométrica bem distribuída nos últimos meses, as perspectivas para a safra 19/20 são consideradas positivas pelo setor sucroenergético de Alagoas. De acordo com o presidente da Asplana, Edgar Filho, a previsão é que sejam processadas mais de 18 milhões de toneladas de cana.

“No último ciclo foram beneficiadas mais de 16 milhões de toneladas de cana. Como tivemos chuvas bem distribuídas na região canavieira, desde o início do verão, a nossa previsão é que possamos chegar a 18 milhões de toneladas”, afirmou o dirigente dos fornecedores de cana alagoanos.

Segundo ele, o índice pluviométrico registrado este ano tem sido superior ao ocorrido no período anterior. “Com chuva e sol intercalados a cana teve condições de se desenvolver. Desta forma, o clima foi bem mais favorável para um provável aumento de safra”, relatou.

Para Edgar, além das chuvas, a questão financeira das indústrias também contribuiu para um cenário mais positivo neste novo ciclo. “Algumas usinas já vêm se recuperando da crise financeira, pagando os fornecedores e tentando colocar em dia os débitos. Com isso, os fornecedores conseguiram tratar devidamente o canavial e aliado a um clima favorável surge a estimativa de uma safra em 19/20”, destacou.

Diante de um cenário positivo, o presidente da Asplana afirmou que o setor aguarda que ocorra também uma reação nos preços do açúcar já que Alagoas tem um mix de ATR focado na exportação do VHP. “Esse açúcar ainda não reagiu no mercado internacional. Esperamos que isso ocorra. Afinal, o cenário mundial mostra que haverá uma redução da produção de açúcar nesta safra tanto no centro sul do Brasil, quanto na Índia. Isso renova nossas esperanças em um aumento de preços a partir de dezembro próximo. Com isso, tendo um preço bom com uma safra boa, teremos o melhor cenário possível”, finalizou.