Agro

Decretada situação de emergência em municípios de Alagoas

Governo Federal reconhece problemas do fenômeno climático em 39 municípios de AL

Por Tatianne Brandão e Assessoria 19/08/2019 11h11
Decretada situação de emergência em municípios de Alagoas
FOTO: FELIPE BRASIL

Seca obriga Estado a decretar situação de emergência em 39 municípios de AL
O Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu, nesta segunda-feira (19), a situação de emergência em 39 municípios alagoanos, devido ao período de estiagem enfrentado nessas regiões. A publicação da Portaria Nº 1.951 foi feita no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

A medida é o primeiro passo para que o Estado solicite apoio da União para atender emergencialmente à população que sofre com o fenômeno climático. 

A situação de emergência nos municípios havia sido decretada pelo governo do Estado, em julho deste ano. Consta na publicação que compete ao Estado a preservação do bem-estar da população e das atividades socioeconômicas das regiões atingidas por eventos adversos, bem como a adoção imediata das medidas que se fizerem necessárias para, em regime de cooperação, combater situações emergenciais.

As cidades elencadas no decreto são Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Lagoa da Canoa, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olho D'Água Grande, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Quebrângulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.