Agro

FPI agrava crise na bacia leiteira de Alagoas, diz deputado

Paulo Dantas (MDB) questionou os métodos da operação

Por Blog do Edivaldo Junior 21/08/2019 09h09
FPI agrava crise na bacia leiteira de Alagoas, diz deputado
Reprodução

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que tem base eleitoral na região da bacia leiteira, fez um discurso duro na Assembleia Legislativa de Alagoas nesta terça-feira (20).

Dantas se posicionou com relação aos métodos da operação. Em situações anteriores, vários produtores reclamaram da truculência da abordagem. São produtores rurais, donos de pequenos negócios, que acabam recebendo tratamento de bandidos perigosos.

E ao que parece a nova edição da Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FPI do São Francisco), iniciada no dia 5 de agosto, passou do ponto mais uma vez.

A crítica também foi derecionada ao governo do Estado. “Não dá para o governo apoiar uma operação como essa, que veio agravar mais a situação da bacia leiteira. Estamos tentando sobreviver e a FPI chega para aumentar as dificuldades que os nossos produtores já enfrentam”, aponta Paulo Dantas.

Desproporcional

A cada edição, durante duas semanas, a FPI promove uma verdadeira devassa em determinadas regiões do Estado. O alvo dessa vez parece ter sido a bacia leiteira.

A fiscalização, se considerada a realidade da região, que sofre a ausência do serviço público (especialmente nas etapas de orientação ou apoio para pequenos empreendimentos urbanos ou rurais) é desproporcional. São mais de 20 instituições que integram a FPI, com cerca de 100 profissionais distribuídos em 11 equipes.

A 9ª etapa da FPI, segundo seus organizadores, iria atuar em diversas frentes, a exemplo do combate ao lançamento de efluentes sólidos e líquidos nas águas, além da captação irregular de recursos hídricos, supressão de vegetação, comércio de animais silvestres, pesca predatória e gestão inadequada de lixo. A produção irregular de produtos para consumo humano também foi alvo da fiscalização, atenta, ainda, à estrutura de unidades de saúde e à necessidade de preservação de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e ciganos.

Bacia Leiteira

No seu discurso, o deputado Paulo Dantas saiu em defesa da bacia leiteira. Entre outros pontos cobrou a regularização do pagamento do programa do leite e apoio do governo para a reabertura da antiga fábrica da Camila.

Paulo Dantas relata a situação de dificuldade enfrentada pelos produtores da Bacia Leiteira

A grave crise pela qual passa a cadeia produtiva de leite em Alagoas, motivou o deputado Paulo Dantas (MDB) a usar a tribuna da Casa durante a plenária desta terça-feira, 20. Entre os apelos para combater a crise, Dantas pediu ao Governo do Estado a reabertura da antiga Fábrica de Beneficiamento de leite Camila e a regularização do calendário de pagamento do Programa do Leite, sendo este último extensivo também ao Governo Federal.